TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

3.2 Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

A falta de habilidade dos trabalhadores para produzir no “sistema de fábrica” representou-se já no século XVIII, como uma dificuldade indiscutível a eficácia (CHERNS, 1982), que prenunciou, desde o início do trabalho industrial, a influência de investimentos na capacitação profissional (Carnoy, 1994). Em decorrência da sistematização, com a iniciativa nos EUA houve a necessidade da formação de profissionais não somente da fábrica, mas também da sociedade como um todo e de novas ideias que surgiam, foi a partir de 1930, que a atividade administrativa teve sua nova posição dentro das empresas se tornando como “parte estratégica empresarial”, desde então as organizações atuais estão cada vez mais preocupadas com o bem estar dos funcionários, essa preocupação das empresas reflete a importância das pessoas para a execução das tarefas empresariais, e tem que ser pensado nisso, pois treinar e desenvolver pessoas são mais do que uma necessidade das organizações, elas consideram como uma necessidade imperiosa neste tempo em que vivemos treinar e capacitar as pessoas para desenvolver melhor as tarefas parece uma urgência, mais as empresas também precisam pensar que não é só para as habilidades técnicas o treinamento deve objetiva, mas também deve ser pensado em como transformar o dia-a-dia dessas pessoas, porque se ele como indivíduo estiver melhor, se sentir melhor, provavelmente irá produzir mais para a organização.

3.2.1 Introdução e Conceito.

Primeiramente é importante destacar que o treinamento e desenvolvimento são coisas diferentes. Mesmo que apresentem semelhanças e até mesmo utilizem técnicas em parecidas, a finalidade, o propósito planejado possuem distinta trajetória ou destino.
Existe grande preocupação das empresas com o paradigma dos preços, qualidade, serviços e agilidade nos processos, ainda mais no mercado de hoje que se encontra altamente competitivo e com isso Pode-se observar que há necessidade de mudanças nas empresas em relação ao querer do cliente e o que elas podem fazer para fideliza-lo, deste modo utilizam isto como base de estratégias para aumentar vantagens competitivas, diante da instabilidade mundial atual, a empresa precisa ser um diferencial para definir a preferência do consumidor.
O processo de treinamento e desenvolvimento é uma maneira de agir intencionalmente com o intuito de oferecer meios para viabilizar ou proporcionar a aprendizagem.

Vargas (1996, p. 126) considera que: [...] treinamento e desenvolvimento são a aquisição sistemática de conhecimentos capazes de provocar, a curto ou longo prazo, uma mudança na maneira de ser e de pensar do indivíduo, através da internalização de novos conceitos, valores ou normas e da aprendizagem de novas habilidades.

O investimento em treinamento e desenvolvimento está atualmente na necessidade das empresas, pois é nesta forma que encontraram para capacitar sua equipe e consequentemente obter melhor desempenho dentro das atividades desenvolvidas. Capacitar o grupo não só proporciona a qualidade, agilidade do serviço, mais também melhoram na tomada de decisões, novas atitudes.

Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidade (CHIAVENATO, 2006, p. 402)

Segundo Chiavenato (2010), Cenzo e Robbins (1995) e Marras (2002), entende-se um dos métodos mais importante utilizado pelas empresas de forma que o funcionários sempre estejam aumentando seus conhecimentos, aprendendo coisas novas para utilizar nas atividades da empresa ou reciclando esses conhecimento, é sem dúvida o treinamento, ele é muito importante, é mais do que um treinamento pessoal, mais trata-se de aspectos que aproximam do processo da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com