TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE INDICADORES NO AMBIENTE HOSPITALAR: UMA VISÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

O USO DE INDICADORES NO AMBIENTE HOSPITALAR: UMA VISÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Joanes de Oliveira Cardoso¹

Leda Virgínia Alves Moreno²

Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do uso de indicadores no ambiente hospitalar alinhada a visão da tecnologia da informação e como esta pode influenciar no bom uso deste recurso. Trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como referenciais as bases de dados literatura nacional e internacional e publicações encontrados na internet. Primeiramente, discute-se a importância dos indicadores nas instituições hospitalares, incluindo-se os benefícios da utilização destes. Em seguida, trata-se dos tipos de indicadores, a forma de construção e o papel do setor de tecnologia da informação durante esse processo. Entre os dados conclusivos deste estudo estão o de que o papel do setor de tecnologia da informação é de destaque uma vez que a utilização de sistemas de informação para coleta e manipulação de dados está cada vez mais presente, além desse aspecto percebe-se que o uso de indicadores hoje no ambiente hospitalar, levando-se em consideração seu nível de complexidade, é indispensável.

Palavras-chave: Indicadores – desenvolvimento. Hospital – indicadores. Tecnologia da Informação. Sistemas de informação.

        O presente artigo tem como proposta Identificar meios pelos quais a instituição hospitalar pode se capacitar para desenvolver indicadores, promover a sua aplicabilidade e monitorar os resultados. Entendendo que para alcançar o objetivo maior deste projeto é necessário maior aprofundamento sobre o conhecimento dos processos envolvidos no uso de indicadores no ambiente hospitalar, estabelecem-se as seguintes propostas: identificar a importância do uso de indicadores no ambiente hospitalar; descrever sobre os indicadores e seus tipos; dimensionar como o setor de TI deve se organizar para a implementação de indicadores hospitalares; identificar meios de construção de indicadores; levantar formas de como esses indicadores podem ser publicados; definir formas de uso prático dos indicadores.

        Destaca-se nesse estudo o seguinte problema central de investigação: quais os impactos do uso de indicadores no ambiente hospitalar tendo em vista as contribuições do setor de Tecnologia da Informação no processo de gestão estratégica?

A busca de respostas à pergunta acima explicitada fundamenta-se na intenção de demonstrar a importância do uso de indicadores no ambiente hospitalar e também em alinhar o setor de TI ao da gestão hospitalar envolvendo o máximo de departamentos possível e auxiliando a alta administração na tomada de decisões.

        O uso de indicadores é essencial na gestão estratégica. O presente estudo levanta a hipótese que, na prática, a busca pelo uso de indicadores no ambiente hospitalar trará benefícios na tomada de decisões e melhor conhecimento dos processos internos.

        Trata-se de um estudo de revisão com base em dados coletados na literatura específica sobre a utilização de indicadores em organizações com destaque às do ramo hospitalar. Esta pesquisa tem como foco levantar as principais questões a serem avaliadas para uma organização hospitalar que deseja fazer o correto uso de indicadores em seu ambiente e como pode capacitar-se tanto em termos de infraestrutura física como de pessoal. O levantamento abrange a literatura nacional e internacional, editada nos últimos anos dez anos.

        Isto posto, justificamos a busca por este tema considerando que o uso de indicadores mostra-se fundamental no setor hospitalar por tratar-se de uma das atividades de maior complexidade operacional. Nesta esfera utiliza-se de recursos humanos altamente capacitados, tecnologia de última geração, processos diversificados e grande variedade de itens de consumo, razão pela qual as instituições e, especificamente a hospitalar, que nos propomos investigar, necessita de uma gestão extremamente eficiente e eficaz. Atrelados a esta questão estão os altos custos envolvidos, a competição e as crescentes exigências por parte dos consumidores, planos de saúde e agências reguladoras que apontam no sentido da melhoria contínua de seus processos através da qualidade e da produtividade.

Para fins de desenvolvimento deste projeto considera-se a definição de indicador, segundo o dicionário MICHAELIS (2009), “o que indica, ou serve de indicação.” Na literatura especializada podemos entender como “um sensor que auxilia a verificar se os objetivos propostos foram ou não alcançados.” (INNOCENZON et al.,2012).

Abordando a importância do uso de indicadores a FNQ (2012) afirma que a questão não é se o sistema de medição do desempenho de uma organização é importante ou não, mas se a medição sistemática, seguindo uma estrutura de indicadores (e não apenas de dados ou informações gerenciais) planejada e balanceada, faz diferença na capacidade de uma organização apresentar resultados excelentes, sustentáveis e, ainda, decorrentes das práticas de gestão existentes. Ou seja, não são considerados resultados de fato, aqueles que não possam ser explicados por meio de uma metodologia científica (causa e efeito) das diversas práticas de gestão disponíveis. Resultados obtidos "por sorte" não merecem o rótulo de "sustentáveis", embora sejam facilmente encontrados.

Importância do uso de indicadores no ambiente hospitalar

A criação de indicadores é extremamente importante em relação à qualidade de dados que proporciona e que o monitoramento desses possibilita a identificação de oportunidades de melhoria de serviços e de mudanças positivas em relação ao alcance da qualidade a um custo razoável. (INNOCENZO et al., 2012).

Innocenzo(2012) também ressalta a importância da mudança de cultura, de valores e princípios na organização, quanto à necessidade de medir, para que se possa verificar com base em dados confiáveis e representativos, se as metas estabelecidas foram atingidas.

Também temos a afirmação de Hronec (1994) mostrando que as medidas de desempenho são vitais a organização, comunicando a estratégia para baixo, os resultados dos processos para cima e o controle e melhoria dentro dos processos, devendo, por isso, ser desenvolvidas de cima para baixo, interligando estratégias, os recursos e os processos. Para o autor, a medição do desempenho é a quantificação de quão bem as atividades dentro de um processo ou seu output ativem em uma meta específica.

Para Ferreira(2000), os indicadores auxiliam na mensuração de mudanças e, em geral, são utilizados quando as mudanças não podem ser medidas diretamente; servem para mostrar uma realidade para quem não está inserido nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com