TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Uso De EPI No Ambiente Hospitalar.

Por:   •  12/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTANCIA DO USO DE EPI NO AMBIENTE HOSPITALAR

Acadêmico: Georgio de Souza Oliveira

Tutor externo: Sarah Greice de Souza Henrique

INTRODUÇÃO

Em se tratando de biossegurança hospitalar, entendemos que deve ser a maior preocupação na área da saúde, pois dentro do ambiente hospitalar ela é a responsável por eliminar, prevenir ou pelo menos minimizar os riscos dentro deste ambiente que é tão favorável à contaminação por diversos meios, riscos tais que podem comprometer a saúde tanto dos pacientes que ali se encontram, como também de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam nesse setor.

Biossegurança hospitalar é um conjunto de regras e procedimentos que tem o objetivo de proteger os profissionais de saúde, está dividida em Equipamentos de proteção individual e Equipamentos de proteção coletiva. A biossegurança hospitalar pode iniciar por algo bem simples como a conscientização dos profissionais sobre a necessidade de higienização e técnicas assépticas, pois muitos incidentes que acontecem nos ambientes hospitalares vem de um comportamento de higienização mal feita ou a falta dela, como a higienização das mãos de forma errada, sendo as mãos a maior porta de entrada para infecções e doenças que acabam sendo transmitidas.

A maior preocupação das instituições hospitalares e de todos os profissionais que fazem parte dela é a prevenção de acidentes laborais, esses precisam acima de tudo entender a importância da utilização de forma correta dos equipamentos bem como entender das normas de biossegurança inicialmente, para que haja segurança no ambiente hospitalar, reduzindo com isso, os danos que podem ser ocasionados a saúde ocupacional. Esses pontos citados são de total importância já que infelizmente, ainda existem profissionais dessa área que se recusam utilizar Equipamento de Proteção Individual, negligenciando a importância de seu uso à proteção de si mesmo, de seus colegas de trabalho e dos pacientes que frequentam o ambiente.

O uso de EPI é de fundamental importância para garantir a biossegurança no ambiente hospitalar, pois esses irão prevenir a contaminação e a disseminação de microrganismos, fungos e bactérias que provocariam inúmeras doenças e até podem gerar uma pandemia. Equipamento de uso individual – EPI, são equipamentos de uso pessoal, como o nome diz individual, utilizado para proteger dos riscos que possam ameaçar a segurança e a saúde do indivíduo. Como por exemplo: luvas de proteção, máscaras, protetor auricular, capacetes de segurança e óculos ou viseiras de segurança.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

No entanto ainda há dificuldades da parte de alguns profissionais, que mesmo com todo o conhecimento teórico e prático sobre a importância do uso destes equipamentos se recusam ou esquecem de usar. Apesar do risco dos profissionais que trabalham no ambiente hospitalar ser potencialmente maior para contaminação, por causa da sua exposição às inúmeras enfermidades, tem-se observado que por vezes as medidas de proteção utilizando o EPI – Equipamento de uso individual são negligenciadas, mesmo sabendo essa definição pela Norma Regulamentadora (NR 6) como todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaça à segurança e à saúde no trabalho (COSTA, 2012). Entendendo a importância do uso desses equipamentos e os cuidados a serem tomados durante o eu uso em seu ambiente de trabalho queremos com essa pesquisa entender quais os reais motivos que levam o indivíduo que tem conhecimento, estudou e passou por treinamentos ainda negligenciar o uso de proteção durante seu trabalho, trazendo assim riscos à sua saúde, de seus companheiros de trabalho e dos pacientes os quais estejam atendendo.

OBJETIVO GERAL

Compreendendo que no cenário de trabalho de um ambiente hospitalar é necessário a efetiva utilização do equipamento de proteção para que haja segurança no trabalho, a manutenção da saúde do trabalhador, bem como prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao seu trabalho, e também agravos à saúde de pacientes que estão vulneráveis. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral:

- entender a importância do uso do EPI - Equipamento de Proteção Individual, tanto para os profissionais de saúde e demais profissionais que trabalham no ambiente hospitalar, como para os pacientes assistidos pelos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com