TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Universidade Estadual do Maranhão

Por:   •  14/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão

São Luís, 26 de dezembro de 2020

Nome: Carlos Ernesto Aragão Barros

Professora: José Antônio

Matéria: Sociologia da educação

ATIVIDADE: SINTESE SOBRE AS PRINCIPAIS QUESTÕES

 ABORDADAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, COM BASE NO CAP.VI

        A sociologia tem como questão central de identificar qual o peso que as estruturas sociais já institucionalizadas têm sobre a relações sociais da vida cotidiana.

        Visto isso, os processos sociais, que são mudanças que ocorrem no interior das estruturas da sociedade, são resultado da interação entre os sujeitos e as estruturas.

        O sociólogo, assim, precisa sempre ter um olho centrado nas estruturas (aquilo que está estabelecido) e outro olho para os processos (aquilo que está em mudança).

        Como pro exemplo as classes sociais, que segundo a análise marxista, as que estão em desvantagem econômica propiciam ações visando a mudança da estrutura, enquanto que as classes em vantagem ajam com o objetivo de sua manutenção.

Propriamente, as ideias, valores, cultura, enfim, o conteúdo que é ensinado nas relações educacionais, são fruto da luta cotidiana por interesses econômicos e por poder político. O próprio método, a pedagogia com a qual se ensinam esses conteúdos contém um viés ideológico. Os grupos e classes dominantes, em vantagem, procuram sempre fazer com que as ideias e os valores aceitos por todos sejam os seus próprios valores e ideias. Os princípios e métodos que informam as técnicas educacionais estão sujeitas ao conflito ideológico vigente numa dada sociedade.         

        Cada professor tem a responsabilidade em conhecer o caráter da fase contemporânea do capitalismo, ou de qual seja a sociedade que esteja inserido, e a partir deste conhecimento, prever o futuro e estimular os jovens na criação de uma sociedade mais justa e igualitária. “Essa é a contribuição que a sociologia pode dar ao estudo dos fenômenos educacionais: confrontá-los com os mundos econômico, político e cultural em meio aos quais ocorrem. Os sociólogos ensinam que as ideias não nascem dos cérebros privilegiados, nem têm existência própria, soltas no ar.” RODRIGUES (2001, p.109).

Logo, a Sociologia tem uma firme aliança com a Pedagogia, e com os educadores em particular, porque fornece as informações para uma análise certa da realidade em que irão atuar, assim como gerar neles o papel de agente na transformação social, porque os molda para se preparar para a vida.

        

         

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com