TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente da empresas planejamento estratégico e análise do ambiente

Pesquisas Acadêmicas: O ambiente da empresas planejamento estratégico e análise do ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

O ambiente da empresas planejamento estratégico e análise do ambiente

Empresas existem e operam em ambiente geral magroambiente: Variáveis, tecnológicos, políticas, econômicas, legais, sociais, demograficas, ecológicas.

・ O ambiente é constituido em informações de recursos que faz o crescimento e a sobrevivncia da empresa cujo melhora o funcionamento e a produção para obter resultados como bate metas e objetivos.

・ Podemos analizar que quando há mudanças ambientais internamente e externamente na empresa sempre haverá transformações positivas ou negativas isto influencia na area administrativas ou operacional constituindo organização geral e de cada setor da empresa.

・ Leis e normas da empresa faz com que o ambiente fique de uma forma padrão de varias tendências comportamentais como por exemplo de manter a ética social e estabelecer regras empresarial.

・ Variáveis legais regulamentos de leis e normas legais concluindo determinado por regras de politica constituem o comportamento empresarial econômico e social cujo seja, a legislação vigilante seja ela: tributária, trabalhista, civil, comercial ou outra isto tem como importancia de influência o comportamento das empresas.

・ O ambiente também pode ser áreas em termos legais ou fiscais perante ao território e leis tabalhistas da empresa como por exemplo terrenos, instalações, prédios, edifícios, áreas fisícas, também analizamos o tempo de cada operario como horário de trabalho, turnos, atividades seja na áreas admnistrativas ou na operacional isto podemos se dizer limites e fronteiras de regras internamente estabelecida pela empresa.

・ Variáveis tecnológias de acordo com aspectos ambientais seria mais críticos devido à profunda influência e ao forte impacto que exerce sobre as empresas, sua administração e principalmente sobre suas operações com isto podemos ter recursos para ter inovações, técnicas, aplicações, patentes, desenvolvimento etc. Ou seja recursos que alcance objetivos humanas faciitando em cumprir suas metas gera mudanças ambiental de comportamento na empresa no meio variável interna dando a influencia o seu meio ambiente e em outras demais empresas.

・ Variáveis Políticas Critérios de decisão adotado pelo governo, federal, estadual, e municipal, é importante analizar que o governo nos mostra o recurso de facilitar ou dificultar as operações e atividadades da empresa em definir um rumo da politica econômica do país, da política fiscal, e tributária, política quanto ao empregado, saúde publica educação, habitação, saneamento básico etc.

・ Variáveis de econômicas principais são: Nível de atividades econômicas local, tendências inflacionárias ou deflacionárias, balança de pagamento do país e disponiblidade de divisas estrageiras, e política fiscal em determinados setores da atividade econômica. Podemos resumir isto tudo em geralmente empresas multinacionais procuram obter mecanismo de oferta de mercado em geral, procura se informa nível de preço e lucratividade potencial etc.

・ Variáveis sociais, podemos definir em tradições culturais do país, como um todo, e da comunidade onde a empresa está localizada, em particular, estrutura do orçamento familiar de despesas em ralação aos bens e serviços, importância dada à familia e à coletividade local e nacional, atitude das pessoas diante o trabalho e aos ideais quanto à profissão, atitude quanto ao dinheiro e à poupança, homogeneidade ou heterogeneidade das estruturas raciais e linguísticas do país.

・ Mudança sociais trazem um forte impacto sobre a empresas, como, por exemplo, empresas que se dedicam a moda e aos costumes geralmente se atualizam nesse aspcto, empresas que trabalham com roupas, calçados ou produtos mais pessoal e de higiene.

・ Variáveis demográficas, são características da população, raça, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade etc.

・ O crescimento populacional e as mudanças na estrutura das populações devem ser considerados pelas empresas em suas estratégias e planos. Podendo analizar seu mercado atual e prever seu mercado potencial futuro em função de cenários dessas variáveis demográficas, mais também analizando essas variáveis demográficas podem influência a empresa internamente em suas características das pessoas que nelas passam a trabalhar. Virtuamente os fatores demográficos provocam profunda influência sobre as demais condições ambientais, que trazem as empresas para internamente, comportamento, habilidades, pensamentos, conhecimentos, competências e, sobretudo, hàbitos, costumes, experiências individuais, atitudes, maneiras pessoais de sentir, pensar e agir.

・ Variáveis ecológicas, baseia se em áres de ambiente com condições climaticas, tipos de terrenos, vegetações.

・ Referem-se ao quadro físico e natural que rodeia externamente a empresa.

・ O macroambiente ou ambiente geral é comum a todas as empresas, isto é, influencia genericamente todas, sem distinção, afetando-as em graus variados de acordo com seus ramos de atividades.

・ O ambiente de tarefas, é constituído pelas partes do ambiente relevante para que a empresa possa estabelecer e alcançar seus objetivos. Tem a entender o contexto ambiental mais proximo da empresa e que lhe fornece as entradas ou isumos de recursos e informações, bem como colocação e a distribuição de suas saídas, (produtos ou serviços) ou resultados.

・ Setores do ambientes de tarefas, temos quatro setores principais: Consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes, e grupos reguladores.

Componentes da estratégia empresarial análise ambiental adequação entre ambas postura da empresa deverá adotar:

・ Objetivo globais da empresa, como compatibilizar todas as variáveis envolvidas.

Análise ambiental ou seja externa.

Análise organizacional, o que temos na empresa para atingir nossos objetivos para trabalho no ambiente externo.

Análise ambiental externa esta ligado na oportunidades e ameaças, restrições, coações e contigências.

Análise organizacional esta ligado nos pontos fortes e pontos fracos, recursos disponíveis, talentos, habilidades e competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com