TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O chefe e o assédio moral nas organizações

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

O chefe e o assédio moral nas organizações

        O poder do chefe existe devido à posição que ocupa, por ser chefe, ele é capaz de impor sua vontade, através da sua posição hierárquica.

        Quanto mais poder uma pessoa tiver, mais vidas poderá afetar, mais extremas poderão ser as consequências de suas ações.

        No meio empresarial, onde o chefe lida com vários empregados, não é difícil usar de todos os meios, mesmo que antiéticos para se livrar de empregados que não agregam valor ou que são possíveis concorrentes. Esses meios passam a se repetir e são chamados de assédio moral.

        Existem meios diversos de fazer com que um funcionário melhore ou deixe a empresa, o chefe pode lhe passar uma informação incorreta ou faltando dados, o empregado deve se atinar pela lógica das informações, com o que deve ser feito. Proibir colegas de se falarem seria um método eficaz de evitar aborrecimentos com sindicatos. Da mesma forma que existe prêmios para melhores funcionários, também deve existir para os piores.

        Um chefe de sucesso deve usar meios obscuros para atingir seus objetivos de reafirmação de poder, pois assim fica claro quem manda e quem deve obedecer.

        Um chefe que apela para assédio moral, o faz por motivos diversos e desconhecidos, que podem ser problemas psicológicos, profunda necessidade de aceitação, medo irracional de fracasso, necessidade de ter controle em tudo, perfeccionismo e desequilíbrio emocional.

A solução para o problema do assédio moral:

        - Não contratar pessoas sem ética, para liderar;

        - Se o chefe for o proprietário as pessoas devem conversar e deixar claro como,                            pretendem ser tratadas, se não houver diálogo ou melhora, as pessoas devem sair;

        - Mostrar para esse chefe que o problema está com ele e não com os funcionários;

        - Impor respeito;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com