TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de controle interno

Artigo: O conceito de controle interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

A exposição a riscos é inerente às atividades das entidades econômicas. O risco tem estado presente na maior parte da vida empresarial. Os controles internos são desenhados para minimizar essa exposição em níveis aceitáveis. Esta adequação faz parte da gestão estratégica de riscos da organização e proporcionam informações gerenciais consistentes.

É importante entender que o conceito de controles internos mudou ao longo dos tempos. Essa evolução modificou o que era muito conhecido como simplesmente procedimentos de controle para uma estrutura de controles internos.

Neste sentido a estrutura de controles internos pode ser definida como os processos executados para fornecer segurança razoável com relação ao cumprimento dos objetivos da instituição quanto à eficiência e eficácia nas operações; integridade e fidelidade dos relatórios financeiros e aderências com as leis e normas aplicáveis.

O ambiente de controle é a consciência de monitoramento da entidade e da sua cultura de gestão. Ele é efetivo quando as pessoas da organização sabem quais são suas responsabilidades, seus limites de autoridade e sua competência.

Nas empresas a qual trabalhamos fizemos uma pesquisa interna e reunimos todas as informações a qual traremos a seguir:

O sucesso de todo sistema de controle depende das pessoas que operam este sistema.

 Controles organizacionais, inclusive segregação de funções – consiste em designar responsabilidade e delegar autoridade por meio da definição de linhas e instruções de operação documentados em manuais de organização, organogramas e descrições de cargos. A correta segregação de funções é considerada o elemento mais importante de um sistema eficaz de controle interno. Consiste em não atribuir o controle de todas as etapas de uma transação a uma só pessoa, evitando assim atos fraudulentos e permitindo a outras pessoas efetuarem uma verificação cruzada das informações;

 Controle de sistemas de informação – controle obtido mediante a prestação de informação aos níveis adequados da administração. Refere-se à qualidade e relevância da informação que chega aos responsáveis pela tomada de decisões e a capacidade dos mesmos em compreender seu significado e adotar medidas corretivas, se necessário;

 Controle de procedimentos – controle obtido mediante observação de políticas e procedimentos dentro da organização. São implementados para que se alcance eficiência operacional e se atinjam os objetivos empresariais. Devem ser adequados à estrutura organizacional, bem definidos e documentados, fáceis de interpretar e aplicar.

O controle também é exercido pela contabilidade, que, por meio da técnica, valida as informações financeiras, servindo assim para legitimar os controles financeiros.

Dentre os principais métodos utilizados para o controle financeiro destacamos o fluxo de caixa, o controle bancário, contas a receber e contas a pagar.

Toda empresa, não importa o seu porte, depende de dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações, e é por meio do fluxo de caixa que ela tem uma visão de quanto exatamente está disponível para suprir suas necessidades atuais e futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com