TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empresa, gerente e empreendedor

Projeto de pesquisa: O conceito de empresa, gerente e empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

Apresentação. -------------------------------------------------------------- 02

Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso. --- 03, 04

O conceito de Empresa, de gestor e empresário. ----------------------- 05

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos? --------- 05, 06

Missão, Visão e Valores organizacionais. -------------------------------06

Conclusão. ----------------------------------------------------------------- 07

Referências. --------------------------------------------------------------- 08

Apresentação

Este conteúdo tem como objetivo apresentar os conceitos de Processos Administrativos, visando o Planejamento da ação empresarial.

Sabemos que nenhuma instituição funciona na base do improviso. O planejamento empresarial é primeiramente uma atividade racional que percebe a identificação das oportunidades e das ameaças de onde a empresa opera, bem como saber avaliar suas forças e fraquezas, competência atual ou potencial em se adiantar diante das imprescindibilidade e demandas do mercado ou em disputar sob condições de risco com os competidores.

Sendo assim, o planejamento deve-se combinar as oportunidades ambientais com a eficácia empresarial equilibrando o que a empresa pretende e o que ela realmente está apta para fazer.

Qualquer organização tem um Planejamento que necessita da sua atividade e de seu orçamento para que seja aplicada com êxito. Chamamos isso de visão Estratégica, que no qual, inclui organizações onde o comportamento dos administradores é de reação - de resposta e aprimoramento ao ambiente sempre que haver necessidade.

O objetivo desse trabalho é compreender todo o ato de gerir uma empresa, por meio do conhecimento teórico dos Fundamentos da Administração, promovendo uma integração com todos eles para melhor assegurar o desempenho de uma organização.

Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Conduzir uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerenciar equipes e motiva-las constantemente até traçar caminhos de crescimentos competitivos, mesmo com mudanças de regras do mercado.

Algumas habilidades são indispensáveis para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades.

• Adaptabilidade

Um bom líder sabe se adaptar às regras de qualquer companhia. Ele tem a capacidade de se adaptar a todo tipo de situação e modo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas.

• Resiliência

Os gestores são colocados sob pressão constante em seu dia a dia na empresa, tem plena convicção de que assumiu o cargo que identifica essas condições e sabe lhe dar com essas situações muito bem de maneira tranquila. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

• Polivalência

Um líder que já tenha passado por muitos departamentos com certeza tem uma visão melhor sobre diferentes situações. É necessário que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento avançado sobre ela. Ser polivalente significa poder trabalhar em várias frentes.

• Ponderação:

Um líder pode se deparar com situações complicadas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar o destino da organização, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba analisar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

• Interação:

O gestor precisa se relacionar bem com todos os membros de sua equipe e conhece-la bem. Isto é um diferencial essencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, torna-se capaz de conhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las com. Além disso, saber gerenciar dando importância a uma boa convivência, produzem respeito e admiração por parte da equipe, tornando-os mais flexíveis para aceitar as decisões do líder.

Além dessas habilidades que um gestor deve ter para que se tenha um sucesso tanto profissional quanto para a instituição que atua, é necessário que o mesmo tenha em mente que é de suma importância um bom planejamento, pois é indispensável em qualquer atividade.

O planejamento possibilita identificar a realidade, avaliar os caminhos, construir um futuro referencial, estruturando e reavaliando todo o processo a que o planejamento se destino, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para solucionar obstáculos.

Mesmo que algumas situações acabem escapando do controle, o planejamento é indispensável para que certas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos e nem os objetivos da empresa.

O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

• Empresa

Juridicamente, uma Empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos (empresários), materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços, podendo ser classificadas de acordo com a atividade que desenvolvem. Desse modo, fica evidente que: empresa trata-se de pessoa jurídica, e empresário, pessoa física.

• Gestor

O Gestor é alguém que pertence a uma determinada organização e é quem executa tarefas confiadas à gestão. Porém sabe-se que o papel do gestor é muito mais do que administrar.

O gestor é alguém que cria os planos estratégicos e operacionais que identifica como mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com