TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empresa, gerente e empreendedor

Tese: O conceito de empresa, gerente e empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Para se tornar um gestor de sucesso, o administrador precisa desenvolver quatro competências duráveis:

Conhecimento: estar sempre atualizado e bem informado, fazendo reciclagem constantemente.

Habilidade: ter visão pessoal de tudo ao seu redor, e praticidade em solucionar problemas e em amenizar situações.

Julgamento: ter bom senso, visão sistêmica, análise critica, e sabedoria para definir necessidades de prioridades e saber diagnosticar situações diversas.

Atitude: ter liderança e facilidade em se comunicar, espírito de empreendedor e de equipe, ser ativo e proativo. Saber fazer acontecer.

O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

Empresa: é toda entidade econômico-social constituída de forma jurídica para exploração de diferentes tipos de atividades integradas por elementos humanos, materiais e técnicos, e tem como objetivo a obtenção de lucros, através de atividades econômicas, mercantis, industriais, agrícolas, prestações de serviços e cooperativas entre outras.

As empresas podem ser definidas através da titularidade do capital que ela possui:

Empresa privada: o capital esta nas mãos de particulares.

Empresa publica: são controladas pelo governo.

Empresa mista: o capital é compartilhado entre particulares e o governo.

Empresa de autogestão: o capital é propriedade dos trabalhadores.

Gestor: é aquele que administra a empresa, e tem o poder da decisão dado pelo dono.

Empresário: é todo aquele que possui uma empresa indiferente da maneira em que a tenha conseguido como herança, compra, ou pelo fato de ter montado a sua própria empresa. Sua atuação limita-se em administrar a companhia da maneira em que ela foi montada, por ter estilo conservador não acredita e nem investe em mudanças bruscas em sua empresa, pois não gosta de arriscar, para não criar instabilidade na organização.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

As empresas são consideradas sistemas abertos pela maneira em que elas interagem com a sociedade e através do ambiente onde elas estão localizadas. O conceito de sistema aberto surgiu na biologia as partir do estudo dos seres vivos e de sua dependência e adaptabilidade no meio ambiente, passou por diversos estudos científicos ate chegar à administração. Hoje sistemas abertos são todas as coisas vivas com entrada e saídas em constantes intercâmbios com o meio ambiente.

O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão: é o negócio da empresa, o ponto de partida, a carteira de identidade, identificação de quem ela é, sua orientação, traça o rumo que devera ser seguido, foco do presente para o futuro e vocação para eternidade.

Visão: é o que se sonha no negocio, o passaporte para o futuro, ate aonde a empresa vai, projeta quem ela deseja ser, a energiza, é sua fonte de inspiração, focalizada no futuro e mutável conforme os desafios.

Valores: são os princípios, critérios, as crenças, atitudes e decisões que servem de guia para os comportamentos das organizações, no exercício de suas responsabilidades na busca de seus objetivos. É executar a sua missão, na direção da visão.

A maioria dos integrantes do grupo trabalha em empresas privadas, onde temos um gestor que nos orienta e administra a empresa com total autonomia dada pelo dono, mais nem sempre com todas as habilidades necessárias para ser totalmente bom no que faz, sempre deixa a desejar e nos faz pensarmos no que faríamos diferente se estivéssemos no lugar deles. A maioria dos gestores não tem total domínio na área porem acham que não precisam de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com