TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento de uma estratégia para o processo de seleção para atingir o objetivo final

Seminário: O desenvolvimento de uma estratégia para o processo de seleção para atingir o objetivo final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO 8

2 CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 10

3 EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E SEUS IMPACTOS NA CAPTÇÃO E SELEÇÃO 11

4 RECRUTAMENTO E SEUS TIPOS 13

5 RECRUTAMENTO EXTERNO 14

5.1 Vantagens do recrutamento externo 14

5.2 Desvantagens do recrutamento externo 15

6 RECRUTAMENTO INTERNO 16

6.1 Vantagens do Recrutamento Interno 16

6.2 Desvantagens do recrutamento interno 16

7 RECRUTAMENTO MISTO 17

8 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 18

8.1 Divulgações de Vagas 19

8.2 Triagem de Currículos 20

8.3 Entrevista 21

8.3.1 O entrevistador, o entrevistado. 21

8.3.2 Dois ou mais entrevistadores, um entrevistado. 21

8.3.3 Entrevistas sucessivas 21

8.3.4 Em função da técnica de interrogar 21

8.3.5 Em Função do Clima da Entrevista 22

9 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA 23

10 INFLUÊNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO 25

11 CONCLUSÃO 26

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 27

ANEXOS 28

Anexo 1 Teatro sobre Recrutamento e seleção 28

1 INTRODUÇÃO

Em sua origem morfológica a palavra Recrutamento significa captar pessoas e começou a ser utilizada principalmente nos exércitos.

Dentro do mundo corporativo, mais especificamente na área de Recursos Humanos, tal palavra não poderia ser melhor, sendo em sua essência a captação da pessoa certa, para a vaga certa. Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Tendo em vista a definição acima, o ato de recrutar e selecionar candidatos parte da necessidade de um novo recurso ou substituição dentro de uma organização. Com o grande aumento das demandas no mercado de trabalho e a grande competitividade das empresas tornou de extrema importância recrutar o candidato mais qualificado, para Marras (2000), agregar pessoas é atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisão de recursos humanos, logo área de Recursos Humanos passou a focar nesta busca tornando o ato de recrutar e selecionar um dos mais importantes da empresa, pois o mesmo pode ser capaz de trazer um grande talento para a organização.

Diante de tal importância é necessário que haja estratégias para a condução do processo seletivo para assim alcançar o objetivo final.

Para dar inicio ao processo de recrutar e selecionar novos talentos para uma organização é necessário estabelecer algumas etapa e estratégias

Chiavenato disse:

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização (CHIAVENATO, 2006, p.166)

Ou seja, para o processo é necessário identificar a necessidade da empresa e atrair os candidatos correto para essa necessidade. Sendo assim pode se falar que a primeira etapa é identificar o que a organização precisa em termos de recursos humanos, o que o mercado está oferecendo e quais técnicas aplicar para atrair esses candidatos.

Será mostrado no decorrer do trabalho que o processo de seletivo tornou-se uma estratégia empresarial para atrair e reter bons talentos e os melhores meios para esse processo, mostrando as vantagens de desvantagens de cada um e como tem um impacto nos resultados da organização.

2 CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

Lobo (1979, p.156) define a seleção como sendo: O processo de administração de recursos humanos por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais conhecimentos, habilidades e de suas motivações.

Observe que tanto o autor Chiavenato quanto Lobo, afirmam que o processo de recrutar e selecionar é o primeiro passo para trazer para organização candidatos qualificados e com perfil para preencher a vaga aberta

É através de um bom recrutamento aumentará as condições para o sucesso de uma empresa, para a diminuição da rotatividade e resultados mais eficientes.

De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.

3 EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E SEUS IMPACTOS NA CAPTÇÃO E SELEÇÃO

A cada dia que passa o mercado de trabalho vem sofrendo evoluções, desde a década de 90 o mesmo tornou-se mais seletivo no quesito de captação de seleção para as vagas abertas, exigindo uma melhor formação por parte dos candidatos, experiências e competências comportamentais adequadas.

Tais evoluções não alteraram o processo seletivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com