TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Desenvolvimento Sustentável nos processos de importação.

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso tecnologia em Comércio Exterior

A importância do Desenvolvimento Sustentável nos processos de importação.

Caroline Da Silva1

Rafael Martins Cavalcante2

Thiago Andrade M.3

Paulo Cesar

Resumo

Palavras chaves:

 

 

  1. INTRODUÇÃO

A área de estudo deste trabalho propõe uma possível ideia do desenvolvimento sustentável nos processos de importação das empresas agentes em comercio exterior.

O objetivo deste trabalho será apresentar e esclarecer sobre o desenvolvimento sustentável e como este assunto está crescendo no meio do comercio exterior.

Sabe-se que os pontos positivos de se aplicar a sustentabilidade nas empresas são de facilidades na venda do produto, abatimento da carga tributaria e boa imagem da empresa.

Porém, sabe-se que muitas empresas estão quebrando por não adotar o planejamento estratégico, isso ocorre pela ansiedade de rápidos resultados, fazendo com que a desorganização e a falta de planejamento façam com que  os resultados apareçam em longo prazo, sendo assim, muitas empresas entram em uma crise pela fata de persistência e conhecimento do devido assunto exposto.

Este trabalho irá adotar como metodologia uma pesquisa bibliográfica e periódica sobre a temática proposta.

Este estudo está determinado a duas analises de casos de empresas importadoras, deixando claro e objetivo, o resultado de desenvolvimento  e avanços de cada uma delas.

Ao termino deste trabalho deseja-se apresentar se existe uma relação entre planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável aplicado nas empresas de importação.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Metodologia

Este trabalho irá adotar como metodologia uma pesquisa bibliográfica e periódica sobre a temática proposta.

  1. Referencia Teórico

Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, que pode ser em livros, artigos, enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis.

  1. Desenvolvimento Sustentável

Atender as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas, ou seja, usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente, assim preservar os bens naturais. É o desenvolvimento que não gasta os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza:

Segundo dados divulgados pela ONU – (em 06/09/2013)

 “revelam que se todos os habitantes da terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Assim em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água e nem energia suficiente para atender as nossas necessidades.”

Para atingimos o desenvolvimento sustentável, a primeira etapa para conquistar é conhecer que os recursos naturais que são finitos e usar os bens naturais, com critério e planejamento. Assim trançando um novo modelo de desenvolvimento econômico para humanidade.    

  1. Ações de Desenvolvimento Sustentável

Mais do que realizar negócios e prestar serviços, o Porto Seco Centro Oeste S/A é uma instituição que visa o desenvolvimento do homem por inteiro. Por isso, valoriza o meio ambiente de forma a assegurar a qualidade de vida de seus colaboradores e comunidade. Dentro dessa proposta, a empresa desenvolve e apoia eventos de responsabilidade socioambiental.

Desde a concepção do projeto do Porto Seco, o impacto ambiental foi rigorosamente controlado, obedecendo as normas nacionais e internacionais estabelecidas pelas entidades ligadas ao setor. Outras ações são constantemente desenvolvidas no sentido de se promover uma integração harmônica com as comunidades de Anápolis e região.

Projeto carbono Neutro: O Porto Seco Centro Oeste participa todos os anos, da campanha “CARBONO NEUTRO” da Policia Federal, em parceria com a prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do projeto é a compensação ambiental dos gases poluentes lançados na atmosfera, por meio do plantio de arvores, como forma de reduzir os gases causadores do efeito estufa.

  1. Comércio Exterior

Uma característica básica das relações internacionais nos últimos anos consiste na preocupação com a dimensão ambiental do desenvolvimento econômico. O assunto está presente em inúmeras arenas, tais como os debates a respeito do controle do efeito estufa e da preservação da biodiversidade. Mais recentemente, verifica-se que o foco das atenções está privilegiando uma nova temática: as relações entre o comércio exterior e o meio ambiente.

Em função da complexidade que permeiam a matéria, os atores sóciais estão empreendendo esforços no sentido de encontrar novas posturas que garantam tanto o incremento no comércio exterior quanto a melhoria nas condições ambientais do planeta. Tendo em vista a questão do comércio exterior e o meio ambiente, o ponto chave está no tratamento a ser dado as implicações das externalidades ambientais, ou seja, como lidar com os custos ambientais gerados pelas transações de mercadorias de forma a não inviabilizar o livre comercio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com