TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O empreendedorismo e plano de negócios

Por:   •  5/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.371 Palavras (18 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        primeiro desafio – gestão de projetos        4

2.2        segundo desafio – administração da produção e logistica        9

2.3        terceiro desafio – empreendedorismo e plano de negócios        15

3        CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        19



  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos foi possível observar o quanto vem se tornando importante para as organizações brasileiras gerir de forma adequada seus projetos.

Não que antes este não fosse um fator relevante, mas o que se pôde perceber foi uma gradativa mudança de cultura, que fez com que grande parte das organizações passasse a entender o quanto projetos fazem parte do dia-a-dia do mundo empresarial e, principalmente, como o sucesso destes é fundamental para que as estratégias organizacionais se transformem em resultados.

Neste contexto, conclui-se que é fundamental o entendimento que diz respeito à utilização de práticas, ferramentas, desenvolvimento de pessoas e cultura organizacional em projetos.

Este estudo traz como principal resultado o posicionamento atual de importantes segmentos empresariais, servindo como importante ponto de referência para todos que tenham interesse em alcançar a excelência e o sucesso na Gestão de projetos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PRIMEIRO DESAFIO – GESTÃO DE PROJETOS

A Gestão de Projetos, Administração de Projetos ou Gerência de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes.

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante.  O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciada e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para manter se no mercado por meio de inovações constantes.

Em um setor competitivo, como o mercado de brinquedos, a participação de mercado é determinante para que uma empresa defina sua forma de atuação. Entender quais são os indicadores que mais influenciam nessa participação é essencial para que as companhias desenvolvam estratégias bem sucedidas. Conforme a pesquisa, quando se trata de brinquedos, o preço não é o único fator levado em conta pelo consumidor ao escolher qual produto levar pra casa. A forma como a empresa trabalha sua marca e entende o comportamento do consumidor também tem participação fundamental no processo de compra.

O pré-projeto para um novo desafio de mercado inclui também na empresa diversos pontos e setores importantes dentro de uma empresa com:

Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebem-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. Neste ponto de informação, é onde os recursos humanos realizam suas atividades, com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas. Os recursos humanos bem planejados deslocam toda importância da empresa para os funcionários, muito mais que pressão este fato gerador se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando isso acontece o retorno é imediato, pois o colaborador trabalha pelo bem incondicional da empresa. O setor de recursos humanos não é o responsável direto pelo sucesso da empresa, pois esse sucesso depende de outros fatores para alcançar resultado esperado. E neste aspecto a organização deve proporcionar toda estrutura para o administrador de recursos humanos realizar um trabalho consistente.

Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado. Desta forma, é possível identificar a existência de oportunidade e restrições tanto no âmbito interno quanto externo da organização.

Em sua essência, o planejamento é um ciclo de decisões múltiplas e inter-relacionadas, devendo ter consistência entre si e conduzir a empresa a objetivos comuns. A principal finalidade do planejamento orçamentário é projetar os resultados das atividades previstas e programadas, bem como verificar em que medida o lucro ou o prejuízo, se comparados aos objetivos de rentabilidade fixados como meta, foram atingidos.

O planejamento pode ser dividido em três etapas com o objetivo de assegurar que a organização irá dispor de recursos para alcançar suas metas:

        Escolha das metas: as metas podem ser tão abrangentes quanto à missão estratégica da organização;

        Rever opções e prever resultados: assim que as metas forem definidas, o próximo passo é observar as opções disponíveis para alcançá-las e prever quais serão os resultados mais prováveis para cada opção. Prever os custos e benefícios de cada opção é parte do planejamento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com