TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O gerente, suas habilidades e competências

Artigo: O gerente, suas habilidades e competências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

O gerente, suas habilidades e competências

25 Jul, 2009 Gestão Gestão

Há alguns meses assumi o cargo de Gerente de Tecnologia e tenho buscado desenvolver competências e habilidades gerenciais. Neste artigo farei reflexões sobre o papel do gerente e características do seu trabalho (alguns pontos foram baseados no livro “Como ser um Gerente Melhor” de Michael Armstrong).

Para que serve a gerência? Podemos afirmar que os gerentes existem para alcançar resultados e que gerenciar é decidir o que fazer e conseguir que isso seja executado por outras pessoas.

Entretanto os gerentes não podem delegar tudo e muitas vezes devem se envolver pessoalmente e contar com seus próprios recursos para que as coisas aconteçam. Estes recursos podem ser: experiência, habilidades, competências e tempo onde estes devem ser usados para dirigir e motivar as pessoas, compreender situações e na análise de problemas.

O papel do gerente e natureza do seu trabalho

Os principais processos gerenciais foram definidos como sendo: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. Esta visão tem sido questionada pois o trabalho dos gerentes é fragmentado, variado e sujeito a ajustes contínuos.

Os papéis gerenciais estão ligados basicamente a:

fazer que as coisas sejam executadas (planejar à frente, manter o impulso e fazer com que as coisas aconteçam);

descobrir o que está acontecendo;

reagir a situações que surgem e a novos problemas;

responder às demandas e solicitações.

Estes papéis envolvem comunicação, relações interpessoais, análise de informações e tomada de decisões.

Estudos indicam que os gerentes gastam seu tempo em atividades caracterizadas pela fragmentação, brevidade e variedade. Isto acontece por algumas razões:

Gerentes lidam com pessoas. Sabemos que o comportamento das pessoas é imprevisível; suas exigências e respostas são condicionadas pelas circustâncias, pressões às quais tem que reagir e por seus desejos e necessidades individuais. Surgem conflitos que devem ser solucionados.

Os gerentes muitas vezes não controlam os fatos que afetam seu trabalho. Demandas súbitas são impostas de dentro e de fora da empresa e podem ocorrer crises que eles são incapazes de resolver.

Espera-se que os gerentes sejam decisivos e lidem com as situações à medida que elas surgem. Portanto as prioridades constantemente são abandonadas ou modificadas.

Com frequência trabalham em condições de turbulência e ambiguidade. Portanto muitas vezes tendem a ser reativos em vez de proativos pois não sabem claramente o que se espera deles quando surgem novas situações.

Pelo que foi exposto percebemos que os gerentes estão sujeitos a constantes interrupções e frequentemente trabalham sob pressão. Tem pouco tempo para parar e pensar a respeito de planos e prioridades e precisam gerenciar em condições de turbulência, ambiguidade e incertezas.

O gerenciamento é um processo que existe para obter resultados, fazer com que as tarefas sejam executadas, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com