TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O individuo e a sociedade

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

SOCIOLOGIA

O INDIVIO E A SOCIEDADE RELACIONADO AO FILME: O SENHOR DAS MOSCAS

SERRINHA-BA

2015

  1. Socialização:

O homem como ser extremamente social, se relaciona diretamente com a sociedade que o mesmo constrói. Ao longo da historia humana o homem sempre achou um jeito de se relacionar com outros, seja por sons, gestos, escrituras ou desenhos.  

Com o avanço da tecnologia o homem conseguiu ultrapassar as barreiras da deficiência, criando meios e periféricos especifico para suprir determinadas limitações. Exemplo de disso são os aparelhos auditivos, dentre outros softwares voltados para ajudar determinados indivíduos em sua comunicação.

Dentro deste contexto esta a necessidade do homem em se infiltrar e se manter dentro de um grupo social a chamada (socialização). Cada universo cultural de que uma pessoa participa influi de forma especifica em sua maneira de pensar, sentir e agir, ou seja, em sua forma de ser e perceber a realidade no dia a dia. Conhecida também como Presença Invisível a cultura influencia o individuo de maneira imperceptível. Em geral vivemos dentro de nossos costumes num fluir continuo, como se nosso modo de ser fosse igual para todas as pessoas e as diversas coisas do mundo também vividas sempre assim, da forma como experimentamos. Nascemos dentro de um circulo social, nos moldamos por influencia do mesmo, e inevitavelmente tomamos aquela pequena realidade como universal. Assim quando deparado com outra realidade, é inevitável haver um estranhamento, uma rejeição por parte do mesmo e vice-versa. Consequentemente o indivíduo para participar de um grupo social é extremamente necessário que as ideias deste concorde com os daqueles, havendo assim uma troca recíproca entre eles. Quando não há uma concordância entre os indivíduos do mesmo grupo, será inevitável uma rejeição.

  1. AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO

Normalmente um individuo é introduzido num grupo por meio de agentes de socialização, como sua família, escola, veículos de comunicação dentre outros.

Como defendia Sartre “o homem é herdeiro do passado”, ou seja, somos influenciados diretamente por fatos e elementos ligados a nosso passado que são passados para nós como herança sem que tivéssemos direito de escolha, são crenças, costumes, gostos que vamos desenvolvendo, que nos é passado por nossos pais, pelos meios em que vivemos, como a escola, igreja, trabalho, programas que assistimos pela TV, a mensagem que nos é passa pela internet, enfim lugares que frequentamos e meios que interagimos que agem como agentes de socialização e irão influenciar no ser homem como protagonista de sua história e construtor de novos conceitos e costumes histórico, filosófico político cultural, futuros que irão intervim nas relações dos próximos indivíduos que nasceram.

3 – PERSONALIDADE SOCIAL        

Mesmo dentro de uma sociedade, um grupo social consegue exercer sua particularidade. Exemplos disso é nossa dificuldade em reconhecer nosso próprio sotaque. Para os Baianos o jeito certo de falar é o seu e os cariocas e paulistas falam estranho, para os cariocas é o paulista e o baiano que fala errado assim continuamente, o que torna fácil a identificação dos variados grupos sociais dentro de uma sociedade. Diante disso podemos perceber que o individuo está tão preso a sua Personalidade social que estranha e tem até mesmo dificuldades em aceitar a individualidade de outros grupos.

4 – SIMBOLOS SOCIAIS E HERÓIS

Em toda sociedade o individuo é influenciado por símbolos sociais e heróis. São pessoas que são vistos dentro de um grupo como modelo a ser seguido. Como todo grupo se comporta de maneira especifica, esses símbolos sociais e heróis é uma maneira que a própria sociedade achou de preservar e pregar como esse grupo deve se comportar. E por meio dessas personalidades um grupo considerado predominante pode impor seus valores numa sociedade. Podemos associar como exemplo a isso o filme o senhor das moscas, quando o menino líder do grupo rival por o seu ser mais forte, persegue o líder oposto porque ele não queria aceitar e discordava da maneira como ele desempenhava sua liderança. Então assim podemos perceber que dentro de um conflito de interesses o grupo predominante tem maior influencia sobre os demais, assim acaba impondo suas doutrinas aos considerados inferiores.

5, 6 E 7 – POSIÇÃO PAPEL SOCIAL E STATUS / IMPORTANCIA DOS STAUS / OS GRUPOS DE STATUS

Dentro dos grupos sociais o individuo desempenha um determinado papel que o difere e assemelha a outros do grupo e fora dele, o que faz com que um mesmo individuo participe de vários grupos e desempenhe diferentes papeis ao longo de sua vida. O status que o individuo possui numa sociedade vai dizer qual papel ele devera desempenhar nela. O status é o uma característica atribuída e/ou adquirida por ele durante sua vida, e é a partir desses status que ele saberá qual função exercera na sociedade a qual pertence. No filme o senhor das moscas o status atribuído independentemente das ações das crianças era as de órfãos. Eles não tiveram um direito de escolha, foram vitimas de acontecimentos que independem de suas vontades, então o status de órfão foi atribuído a eles. Já a liderança entre os dois grupos rivais foi uma conquistas, conseguida pelo livre esforço dos liderantes, então o status de líder foi adquirido. Essa é a importância do status, ele ira dizer, quem vai ser o quê, vai fazer o quê, como e assim sucessivamente, o status é o que o individuo é ou/e se torna numa sociedade. O grupo de status é diferenciado pelos seus costumes, conduta, estilos de vida, enfim seu comportamento em geral. No filme os dois grupos eram diferenciados pela extrema divergência que cada um pregava. De um lado um grupo pintava a face de vermelho, cantava musicas voltadas as sua atividades, dançavam e matinha um ritual onde cada hora um era porco. Enquanto no outro grupo eles se mantinham “normais”, e não praticam nenhum rito. Isso os matinha em “hemisférios” opostos, tornando fácil a sua identificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com