TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O líder na gestão de mudança

Artigo: O líder na gestão de mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com as transformações que vem ocorrendo com as empresas, fez-se necessário um estudo do comportamento e atitude dos colaboradores. Busca-se conhecer os sentimentos, reações e ações individualmente e do ambiente de uma forma em geral, para que diante disto possam-se explorar as habilidades e competências que muitas vezes estão ocultas, e só aparecem quando estimuladas.

É necessário que se faça um estudo científico, baseado na observação de uma forma sistêmica, lembrando-se sempre que cada um faz parte de um todo e o bom andamento e a funcionalidade de uma organização está diretamente ligado ao comportamento organizacional.

O LÍDER NA GESTÃO DE MUDANÇA

Tudo em nosso redor esta em constante mudança e nós temos em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos. É preciso analisar em quais pontos é necessária a mudança, em que setor a empresa atua podendo correr o risco de dar certo como não ter êxito algum.

Você encontra lideres com perfil de inovador, confiante, que gostam de correr riscos e fazem as coisas acontecerem, e há também aqueles mais acomodados para os quais a mudança é uma ameaça, pois traz uma incerteza. Líderes talentosos conseguem fazer isso com um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando delegando e principalmente servindo de exemplo no processo de mudança, portanto os lideres envolvidos com a mudança devem ser pessoas de ação, o líder deve também estar preparado para estabilizar o processo quando necessário.

É preciso criar uma visão com suas necessidades seus benefícios, as expectativas e as vantagens que todos poderão vir a ter com ela. Ai entra um bom trabalho de comunicação em todas as áreas da organização, mesmo naquela onde a mudança não vem a ser tão significativa.

O medo é principal inimigo de não ser capaz de acompanhar a mudança ou sobrar no final do processo, permanecer na zona de conforto, ou seja, continuar fazendo tudo igual para evitar lidar com o desconforto e o inesperado, que não serão capazes de desempenhar bem, claro que isso pode ser resultado de uma comunicação ineficiente ou de um planejamento ruim, toda mudança deve ter um “plano b” e alguém precisa ser a pessoa com os pés no chão para elaborá-lo e mantê-lo ao alcance das mãos.

Hoje dentro do ambiente organizacional mudanças estão relacionadas ao modo como trabalhamos, o que é considerado hoje de maior valor para o individuo e para a empresa. Devido a isso o comportamento organizacional nada mais é do que as atitudes de cada indivíduo dentro da organização. Sua postura, suas relações com os demais colaboradores, sua forma de agir e reagir dentro de um ambiente em que você tem que relacionar com pessoas de diferentes culturas, raça e classe social.

Além dos esforços para inclusão das minorias no ambiente formal de trabalho também gera a necessidade de mudanças na forma como as pessoas trabalham e se relacionam dentro da empresa exige um grau elevado de ética e transparência.

Com o conceito de comportamento organizacional, as pessoas começam a agir de forma sistêmica, isto é, começam a analisar cada um, observam suas atitudes, reações e a partir disso sabem como lidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com