TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo atual, o mercado e a importância da Gestão de Pessoas

Seminário: O mundo atual, o mercado e a importância da Gestão de Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 6

Texto 1: O mundo atual, o mercado e a importância da Gestão de Pessoas:

1. Conceitue gestão.

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

2. Conceitue empresa.

Empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresario por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

3. Conceitue pessoa.

Pessoa é um vocábulo provavelmente de origem etrusca, do qual proveio o termo em latim persona, que originalmente significava a ‘máscara, figura, personagem de teatro, papel representado por um ator, e daí assumiu o significado de ser humano. Entre os juristas romanos, passou a designar ‘ser que têm direitos e obrigações. Pessoa física ou natural "É o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações” para receber essa denominação de pessoa, basta nascer com vida, e desse modo adquirir personalidade.

Para que serve a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a base para qualquer área da administração, ela atua como linha de staff para todos os setores de uma empresa. O profissional dessa área deve saber lidar com as pessoas dentro dos seguintes parâmetros: Recrutamento e seleção; Remuneração e benefícios; Capacitação de pessoal; Desenvolvimento (E-learning); Avaliação de desempenho; Gestão por competências; Avaliação dos resultados. São muitos processos envolvidos, e partir dessa complexidade é que se vem a "Gestão Estratégica de Pessoas". Este pensamento vem se difundindo através de vários autores, onde os mesmos mencionam uma evolução histórica da gestão de pessoas até essa fase estratégica.

4. Onde se aplica a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas passa a ser desenvolvida conforme o comportamento da empresa, e com o tipo de ambiente que ela sofre influência. O conjunto de valores e crenças é determinante para a construção de uma cultura organizacional, a partir disso, elabora-se uma estratégia de pessoal que traga retorno sobre os investimentos nos colaboradores.

5. Conceitue outsourcing. (A regra é investir)

Outsourcing (em ingles, "out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligada a ideia de subcontratação de serviços. Em outras palavras, outsourcing é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais focada como parceria.

6. Conceitue gestão de pessoas, utilizando sua experiência e seu conhecimento sobre o assunto.

O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Texto 2: O tripé do trabalho com pessoas

1. Quais são os processos considerados como o tripé do trabalho?

podemos dizer que há três processos fundamentais para que um profissional tenha sucesso na Gestão de Pessoas: competência, ética e fatores intervenientes.

2. Conceitue brevemente:

A) Competência - É formada pelo conjunto de habilidade, atitude e conhecimento é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Para sermos competentes, precisamos dominar conhecimentos. Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação.

B) Conhecimento - È o ato ou efeito de conhecer é ter ideias ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.

C) Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc.

D) Atitudes e comportamentos – Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Comportamento significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo "com" denota um modo global de levar-se, portar-se. É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com