TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo Perfil do Administrador

Seminário: O novo Perfil do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

• O novo Perfil do Administrador

Desde a oficialização da profissão de Administrador em 1965, o mercado de trabalho, as organizações e principalmente a amplitude da profissão vem passando por profundas transformações até os dias atuais. A capacidade de reação rápida, de decidir e responder às situações em um curto espaço de tempo é indispensável tanto aos gestores como às organizações e se constitui em vantagem competitiva. Assim, o administrador deve decidir com rapidez, perseguindo continuamente o aprimoramento desta habilidade.

A utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) é indispensável para a gestão de qualquer negócio, seja por exigências fiscais, seja pela busca de eficiência operacional, redução de custos ou até mesmo para conseguir manter-se competitivo. O gestor deve conhecer as tecnologias disponíveis e os benefícios que podem trazer ao seu negócio, estar atento ao que é feito pelo mercado e principalmente quais são as tendências que devem impactar sua atividade. De posse dessas informações, cabe sempre análise e verificação da estratégia da empresa, o alinhamento das tecnologias e suas projeções com essas estratégias,pois os rumos serão ou deverão ser mudados, diante de inovações tecnológicas que surgem ou venham a surgir e interfiram na atividade da empresa. Como líder, suas atitudes deverão inspirar os demais ao alcance dos objetivos pretendidos, mostrando os caminhos e os incentivando, desta forma, indo além da técnica.

Enfim, aquele que consegue ser um estrategista capaz de conduzir sua equipe aos objetivos da organização, pode considerar-se um bom administrador!

• Sistema de Informações Gerenciais e a Contabilidade de Custos

Usualmente, a informação gerencial contábil tem-se apresentado como financeira todavia, este campo de atuação foi-se ampliando para incluir, também, informações operacionais, tais como: custo de produção, fornecedores, unidades produzidas e medidas de lucratividade dos produtos, serviços e clientes. Os sistemas de informações gerenciais têm por finalidade auxiliar e dar suporte no processo de cumprimento das metas e objetivos traçados pela organização. Esses sistemas deverão fornecer aos administradores ou executivos, informações que permitam controlar, organizar e planejar, de forma eficiente e eficaz as diversas áreas funcionais da organização.

Vale salientar que, atualmente, com o grande avanço da tecnologia de informação, têm-se fornecido informações gerenciais em tempo real, permitindo decisões rápidas e adequadas. A integração do SIG com a Contabilidade é fundamental para a gerência trabalhar com as ferramentas de planejamento e controle objetivando a tomada de decisão eficiente e eficaz, e contribuindo para assegurar o valor agregado aos bens e serviços de uma organização. Sendo o SIG, apenas o primeiro passo para um controle efetivo da informação, há necessidade de desenvolverem-se outros sistemas, a fim de que os gestores

mantenham-se cada vez mais atualizados com as novidades desse mercado, tomando decisões fundamentadas em recursos da moderna tecnologia. É sabido que as empresas obtêm sucesso e prosperam com base na elaboração de produtos e de serviços que os clientes valorizam porque foram produzindo e distribuídos por meio de processos operacionais eficientes, e cujos resultados foram efetivamente divulgados e vendidos aos consumidores pelas empresas.

Portanto, a informação gerencial contábil não pode garantir o sucesso dessas atividades organizacionais críticas, porém seu mau funcionamento resultará em severas dificuldades para as organizações.

• Conquistando Vantagem competitiva com os Sistemas de Informações

Como notou-se, as organizações buscaram nessas últimas décadas um posicionamento no mercado para alavancar suas vendas e melhorar seus métodos produtivos, visando obter vantagem competitiva. Percebemos que as organizações que estimulam o desenvolvimento de novos métodos, serviços à base de sistemas de informação estão dias após dias sistematizando suas vendas, gerando melhores renda e se destacando em seu ambiente competitivo. Vemos que o uso dessa tecnologia atrelados com as estratégias e filosofias de cada organização resulta em melhores resultados. Logo, pensando dessa forma os administradores do futuro terão que estar preparados para além de manter o nível satisfatório de tecnologia de informação, inovar e gerar novos métodos. Vemos que com a chegada da globalização e a evolução dos meios de comunicação e a cada dia mais as empresas se adaptando ao novo mercado conhecido como Internet, aquelas empresas que estiverem fora desse nicho mercadológico, provavelmente deixará de atender determinada demanda, diminuindo sua participação no mercado,e haverá em decorrência desse contexto uma receita de vendas menor e que num futuro próximo poderá trazer a essa empresa muitos obstáculos que irão dificultar sua permanência no mercado.

Sabemos que as organizações enfrentam muitas barreiras e muitos concorrentes, mas se conseguirmos fazer com que a empresa que administrarmos no futuro se destacar pelo uso de tecnologia e pela capacidade de inovação e reação neste mercado, provavelmente esta empresa terá uma vantagem competitiva.Na verdade vantagem competitiva se dá no momento que adaptamos um sistema de informação ao ideal de uma organização.

• Vantagens competitivas consegue identificá-las na sua empresa.

Uma determinada empresa pode ter vantagem competitiva, ou não, sobre outra empresa que atue no mesmo mercado ou mesmo setor de negócios. Um exemplo de vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com