TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perfil do consumidor até 2020

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 12

Conteúdo

Introdução        2

1.        Novos mercados para os próximos bilhões de consumidores:        3

1.1.        Consumo exigente: Maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade.        3

1.2.        "Consumo +60": Aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional.        3

1.3.        Consumo de baixa renda: Ingresso de novos consumidores à economia de mercado e aumento da demanda por bens de consumo popular pelas classes de baixa renda (C, D e E).        4

1.4.        Consumo saudável: Valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados a uma vida saudável.        4

1.5.        Consumo responsável: Aumento da conscientização socioambiental do consumidor e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo.        5

1.6.        Consumo precoce: Aumento do poder de decisão de compra exercido pelas crianças e adolescentes sobre o consumo familiar.        5

1.7.        Consumo online: Aumento das transações comerciais utilizando a Internet.        6

1.8.        Consumo prático: Aumento da demanda por produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo.        6

2.        Descentralização da concentração de riquezas        7

2.1.        África terá 1,1 mil milhões de consumidores em 2020:        7

Referências:        10



Introdução

        Nos próximos anos, as pequenas, médias e grandes empresas irão se deparar com mudanças significativas nos perfis de seus clientes. Cada vez mais exigentes ao consumir a grande variedade de produtos disponibilizados por estas empresas.

        Os clientes procurarão por inúmeros fatores como, por exemplo: o envelhecimento da população, a valorização da qualidade de vida e o aumento significativo do poder de consumo das classes de baixa renda, serão os maiores responsáveis pela introdução de novos consumidores, pois representarão um número bem expressivo e dedica uma parte maior da renda, que será exposto para um novo cenário mercadológico.

        As tendências a serem destacadas logo a seguir, demonstram a grande quantidade de transformações no comportamento dos consumidores, exigindo uma necessidade maior de segmento de mercado e diferenciação de produtos e serviços a serem oferecidos.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  1. Novos mercados para os próximos bilhões de consumidores:

        O cenário econômico com a crescente riqueza das economias dos países emergentes oferecerá maior disponibilidade de produtos de consumo para os próximos bilhões de consumidores. A contribuição estimada ao PIB global em 2020 será de dez trilhões de dólares, a composição deste PIB englobará algumas tendências de consumo como:

  1. Consumo exigente: Maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade.

        O consumidor, cada vez mais conhecedor de seus direitos, exigem selos de certificação e de garantia nos produtos que pretendem adquirir. Requisitos que são indispensáveis para assegurar a qualidade dos produtos presente nos mercados de consumo. Os serviços disponibilizados pelas empresas também  deverão satisfazer às expectativas dos consumidores, essencialmente em critérios como rapidez e conforto.

        A rastreabilidade de produtos e processos produtivos permitirá não apenas adequá-los às normas de qualidade, mas também a requisitos de aparência, funcionalidade, manutenção e principalmente possuir acesso à informações em tempo real, aplicação, localização e os processos aos quais o produto se relaciona.

  1. "Consumo +60": Aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional.

        O expressivo aumento da longevidade da população brasileira, em apenas 24 anos (1980-2004) e o aumento da expectativa de vida ao nascer em nove anos, elevou a média de vida de 62,2 anos em 1980 para 71,7 anos em 2004, e 72,9 em 2008.

        A renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente. Estudos e análises realizados pela Tetra Pak, apontam que o poder de compra dos consumidores acima de 60 anos irá superar R$ 30 trilhões em todo mundo em 2020.

        Segundo, Libby Costin, vice-presidente Global de Marketing da Tetra Pak, diz que a "geração sênior" investe 20% de seu orçamento em alimentos e bebidas.

        Outro dado relevante do estudo é que, na hora de escolha de alimentos e bebidas, 88% das pessoas acima de 60 anos priorizam a ‘qualidade do produto’ como fator essencial para a compra. A pesquisa entrevistou mais de 40 mil pessoas, de 27 países, em 2017, incluindo o Brasil, e a metade das pessoas afirmaram que pagariam mais caro, desde que o produto fosse de melhor qualidade, confirmando assim a preocupação de adquirir produtos cada vez mais eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com