TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O plano nacional de resíduos sólidos

Por:   •  2/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

Disciplina: Políticas Públicas

 

Estudante: Tannerson Machado Menezes                 Turma: B

Professor: Chico Rosário

Tutor a Distância: Prof. José Ednaldo Ferreira Pedroza

 

O plano nacional de resíduos sólidos

 

Maceió, Agosto/2015

Desde sempre houve discussões acerca do destino do lixo, principalmente quando o crescimento populacional começou a preocupar os grandes centros urbanos. O problema do lixo passou a ser baseado não mais como questão apenas ambiental, mas de saúde pública. O uso de lixões e outros meios inadequados de descarte, bem como a ineficiência na reciclagem de materiais resultam até mesmo na qualidade da água distribuída e do solo, que também pode ser contaminado.

Para encontrar soluções para os problemas do lixo no Brasil, foi criado em 2010, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12305/10), que previa a redução de resíduos sólidos, o reaproveitamento e a disposição correta em caso de resíduos não recicláveis, entre outras diretrizes. A proposta do plano era a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como meta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos que auxiliem no aumento da reciclagem e reutilização de resíduos.

Estas metas também estabelecem prazos, como o do término dos lixões, que de acordo com a lei 12305/10, seria dia 02 de agosto de 2014. A não lei trata expressamente em encerramento dos lixões, mas esta seria uma consequência da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam estar refletida nas metas de eliminação e recuperação destes lixões.

Nestas diretrizes, estão previstas os pagamentos de multas que chegam a 50 milhões de reais e caso de descumprimento da norma. Também especifica a responsabilidade do município pelo descarte inapropriado de dejetos. Para minimizar os custos com a disposição de aterros para cada uma das cidades, foram criados consórcios públicos, que consistem em associações de cidades de um mesmo estado que visam a solução conjunta de problemas comuns em diversos setores. Em Alagoas, foram separados conjuntos de cidades dispostas em sete regiões, após a elaboração do Plano Estadual de regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos. Este consórcio reduz o custo por cidade para possibilitar a correta maneira de descarte do lixo.

Mesmo com a legislação vigente, observamos negligência do poder público sobre esta causa. A fiscalização é ineficiente, há ausência de planejamento e metas a serem alcançadas, o corpo técnico é incapacitado, e ainda há falta de recursos para atender aos parâmetros estabelecidos para a construção de locais propícios para o correto acondicionamento e descarte desses dejetos.

Estes fatores contribuem diretamente para que o plano seja mais um entre tantos que não atingem os objetivos propostos no Brasil. Estes acabam por esmorecer até cair no esquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (295.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com