TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo empreendedor

Por:   •  14/11/2017  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO EMPREENDEDOR

CLÁUDIO RENAN DOS SANTOS DA CRUZ

DURVAL PEDRO DA SILVA NETO

LUCIENE MARIA DOS SANTOS SANTANA

TALINE RIBEIRO DO NASCIMENTO

[pic 1]

Camaçari – BA

2017

1 INTRODUÇÃO

Estudos sobre empreendedorismo tem se tornado frequentes, pois é um tema que desperta o interesse de muitos. A partir desse interesse surgem novas formas de se estudar o empreendedorismo e seus aspectos.

As constantes mudanças que estão acontecendo no mundo, sendo elas politicas, econômicas e tecnológicas, refletem em consequentes alterações no cenário e nas oportunidades de negocio, e fazem com que as pessoas tenham que se adaptar rapidamente.

Os grandes empreendedores são pessoas inconformadas com sua atual situação de vida e, por isso, entendem que é preciso ter uma motivação para fazê-la diferente. Mas, para que essa mudança aconteça e tenha significado deve se estabelecer metas e prazos de onde e como querem alcançar o que deseja.

Descobrir, desenvolver e implementar oportunidades de negócio são as principais atividades de uma pessoa com perfil empreendedor. (Braz, J. 2012)

Na seção a seguir da revisão da literatura conheceremos um pouco da história do empreendedorismo e seu surgimento no Brasil, como também veremos o perfil do empreendedor e as diferenças e similaridade entre o administrador e o empreendedor, ainda poderemos compreender o processo empreendedor e entender se o empreendedorismo é algo que pode ser ensinado, e por fim temos a conclusão desta pesquisa.

2 BASES TEORICAS

A revolução do empreendedorismo

O mundo tem passado por transformações em curtos períodos de tempo, no século XX foi onde foram criadas a grande maioria das invenções que revolucionaram o mundo e as mesmas são frutos de inovações ou de uma nova forma de visualizar algo já existente. Por trás de cada inovação está uma pessoa ou uma equipe de pessoas com características visionarias e que tem como objetivo tornar suas ideias e pensamentos reais.

Os trabalhos iniciais sobre empreendedorismo destacavam, sobretudo, a criação de produtos e serviços ou mesmo empresas de caráter privado, privilegiando o aspecto econômico relacionado ao empreendedorismo. Atualmente, as pesquisas nessa temática contemplam, além das empresas privadas, iniciativas promovidas no âmbito do setor público e da sociedade civil. (Lizuka E.S. 2015)

O empreendedorismo tem sido o centro das politicas publicas na maioria dos países. O crescimento do empreendedorismo no mundo se acelerou na década de 1990 e aumentou de proporção nos anos 2000, o que pode ser observado nas ações desenvolvidas em relação ao tema.

Alguns exemplos:

  • Programas de incubação de empresas e parques tecnológicos;
  • Desenvolvimento de currículos integrados que estimulem todos os níveis, da educação fundamental a pós-secundária;
  • Programas e incentivos governamentais ara promover inovação e transferência de tecnologia;
  • Entre outros.

O empreendedorismo no Brasil

O movimento empreendedor no Brasil começou tomar forma quando o SEBRAE e a SOFTEX foram criadas na década de 90, antes disso não se falava de empreendedorismo ou de criação de pequenas empresas.

Os ambientes políticos e económicos do pais não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxilia-lo em sua jornada. A criação dos órgãos citados anteriormente teve grande importância para o empreendedorismo no Brasil, pois o mesmo veio como uma bússola para orientar e ajudar aqueles que tinham o desejo de inovar ou empreender, facilitando o acesso a informações e prestando cursos e consultorias para auxiliar na criação de seu empreendimento. 

O crescimento do empreendedorismo no Brasil nos dias atuais tem sido estimulado pela crise financeira. Sendo assim, cada vez mais pessoas abrem novos negócios pela falta de renda (e dificilmente pelo surgimento de oportunidades). 

O perfil de um empreendedor

Embora cada individuo e potencial empreendedor seja uma pessoa diferente, existem algumas características que devemos encontrar ou identificar em todos eles:

  • Otimismo: Deve sempre acreditar que vai dar certo.
  • Autoconfiança: Precisa acreditar em si mesmo e em suas intuições.
  • Coragem para aceitar riscos: Encarar os riscos de frente.
  • Desejo de protagonismo: Querer ser reconhecido pelo que fez ou ainda vai fazer.
  • Resiliência e perseverança: Não desistir facilmente, e superar os desafios que estão por vir.

Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor

A importantes diferenças entre ambos, e é preciso compreende-las para entender o papel de cada um deles e sua importância para o desenvolvimento.

O administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, análises e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com