TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa de remuneração e benefícios proposto pela Doceria Sabor da Vida, a partir da descrição estrutural das posições, avaliação e classificação

Trabalho acadêmico: O programa de remuneração e benefícios proposto pela Doceria Sabor da Vida, a partir da descrição estrutural das posições, avaliação e classificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  6.797 Palavras (28 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 28

A gestão de uma organização é relacionada em um plano que vitalizam a atividade ou funcionamentoda organização principais cara, uma dascaracterísticas dentro da organização é a política de remuneração,através disso busca a equivalência entre os serviços prestados pelo o funcionário e a gratificação e recompensa por trabalhos feitos pelo empregador (PONTES, 2005).

Neste capitulo será abordado o programa de remuneração e benefícios oferecidos da Doceria Sabor da Vida, desde descrição estrutural dos cargos, avaliação e classificação. Envolvendo também os elementos que a organização usara para edificar uma política de cargos e salário que favoreça uma conciliação dos interesses organizacionais,para ajudar o desenvolvimento da empresa.

7.1 Composição e estrutura dos cargos

Opanorama funcional de uma organização deve ser mensurada a uma autoridade da organização, determinando assim as principais características de cada cargo.Sabemos que o cargo e composto por pessoas e que o capital humano é um instrumento importante no crescimento organizacional . A empresa concede o cargo, onde é procurado por candidatos, que buscam uma boa remuneração.

Para Bohlander; Snell; Sherman (2005), a especificação dos cargos tem o papel crucial para recrutar os candidatos internos ou externos, os anúncios devem conter informações sobre o cargo, é de extrema importância que tais anúncios sejam claros,e objetivos. As empresas devem estabelecer especificações de cargo que vá de encontro com os deveres que há envolvem.

De acordo com Pontes (2005), o mundo empresarial esta em constantes mudanças, que interfere direta ou indiretamente nas organizações, há uma crescente mudança nos últimos anos em relação ao mercado de trabalho, existem vagas de emprego, mas as exigências, das qualificações é muito grande e isto conta muito na hora de preencher uma vaga, por que alguns candidatos tem qualificações, mesmo assim é difícil conseguir uma vaga, em alguns casos as empresas exageram nos anúncios para determinado cargo. Para acompanhar estas mudanças a Doceria Sabor da Vida procurara contratar em sua organização a nova implantação dos cargos,congruente com a percepção da empresa,algo que auxilie de forma categórico com sucesso da organização.

7.1.1 Mapeamento dos postos de trabalho e definição dos cargos

Um dos pontos que são discutidos até hoje é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, este assunto tinha uma visão reducionista, ou seja, na qual não era visto como o todo, procurava reduzir ou expressar suas unidades de trabalho, Os funcionários antes visto como um fator de produção, as empresas não tinham clareza nas funções exercidas pelo funcionário, e cada departamento era independente.

As organizações vêm sofrendo mudanças, tais mudançasdeterminam que as empresas tenham uma preocupação de ter uma visão Holística, ver o todo, hoje as empresas se preocupa em achatar a hierarquia, com a junção dos processos que antes separados, com isto a organização tem profissionais mais polivalentes e de amplo conhecimento. (PONTES, 2005).

“Essa visão tradicional, linear e cartesiana está sendo substituída por uma visão sistêmica e contingencial, que procura mais integrar e juntar do que em separar e fragmentar as tarefas e atividades” (CHIAVENATO, 2010, p. 198).

Há todo momento é precisa organização tanto na vida pessoal como profissional, é importante orientar as pessoas para a adequada atividade que será exercida dentro da organização. Para Pontes (2005) existem inúmeras funções em relação ao cargo, mas na prática todo individuo acaba exercendo várias funções, é imprescindível que sejam esclarecidos o papel e os objetivos.

Nas perspectivas de Chiavenato (2010), a empresa deve esclarecer e orientar os indivíduos a exercer o trabalho de acordo com as funções atribuídas em relação ao cargo que ocupa, de nada adianta orientar as pessoas dentro organização se a empresa não sabe para onde que ir.

A Doceria Sabor da vida terá colaboradores que irá desempenhar o trabalho na organização ‘ de acordo com suas funções, cada função constitui em cargos (PONTES, 2005).

Para o desempenho das funções que serão exercidas na Doceria os cargos forma constituídos de 20 cargos que serão regidos Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São eles: O quadro de empregados possuirá 01 gerente de marketing; 01 gerente administrativo, 01 assistente financeiro, 01 assistente de recursos humanos; 01 gerente de produção, 01 nutricionista, 02 Chefes de cozinha, 03 auxiliares de cozinha, 02 operadores de caixas e 03 Atendentes 02 serviços Gerais e um auxiliar administrativos. Destes apenas os serviços Gerais será contratado mediante terceirização e um estagiário. O próximo tópico apresenta como será feita a descrição de cargos.

7.1.2 Descrição de cargos

Uma das principais importâncias para que haja a instalação do PPCS obtenha sucesso é a descrição de cargos que fazem parte da organização, construída de forma organizada e prática para que haja facilidade no seu entendimento pelos funcionários da área interna e externa da empresa.

A transparência das áreas relatada nessa instrução serve para que o indivíduo conheça seus deveres em relação as atividade do seu cargo, onde também, aconselham os gestores na pesquisa de colaboradores que possuam suas qualidades profissionais que possam seguir com o mesmo propósito devido cargos que poderão exercer, e ainda, ajudando na tomada de medidas corretivas quanto a inadimplência dos deveres pelo o indivíduo (BOHLANDER;SNELL;SHERMAN, 2005).

De acordo com Pontes (2005, p. 81), “descrição de cargos é o relato das tarefas descritas de forma organizada, permitindo ao leitor a compreensão das atividades desenvolvidas pela pessoa”, ou seja, define detalhadamente os requisitos necessários estabelecidos pela empresa para que o ocupante do cargo consiga desenvolver as atividades que lhes serão atribuídas.

A organização é constituída por setores que diversificam de acordo com suas especialidades de cada empresa. Devido à globalização haverá uma necessidade de inovação estabelecendo mudanças ligeiras na forma de produzir trabalhos, havendo o aparecimento de novos cargos e profissionais.

Para criar cargos compatíveis com o crescimento do seu serviço. Deve-se obedecer bem a área da sua atividade (organização) e de acordo com suas necessidades internas que associem um diferencial no mercado de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com