TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepções Dos Benefícios E Prejuízos De Um Intercâmbio Na Vida Do Jovem: Uma Análise Do Programa Internacional De Graduação UFJF

Artigos Científicos: Percepções Dos Benefícios E Prejuízos De Um Intercâmbio Na Vida Do Jovem: Uma Análise Do Programa Internacional De Graduação UFJF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  5.399 Palavras (22 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 22

Percepções dos benefícios e prejuízos de um Intercâmbio na vida do jovem:

Uma análise do programa internacional de graduação UFJF

Yandra de Carvalho Gusmão

Sandro Campos Neves

Resumo

A pesquisa aborda sobre o fenômeno de intercâmbio e alterações que este traz na vida dos estudantes após seu retorno. Questiona e analisa sua importância na vida hoje dos jovens estudantes. Logo, seu objetivo geral é, através da percepção dos estudantes brasileiros, ponderar seus benefícios e prejuízos da experiência em sua vida, tais como: crescimento profissional e individual. A metodologia usada no trabalho é através de entrevistas semi-estruturadas e qualitativas feitas com pessoas antes do intercâmbio, após o intercâmbio e com um funcionário da SRI(Secretaria de Relações Internacionais da UFJF), para entender um pouco sobre o programa e as motivações dos estudantes em fazer esse processo. O interesse nesse tema é devido a autora ter participado do mesmo programa e pelo pouco estudo pelo mesmo, que vem crescendo no mercado e tomando grandes dimensões. O trabalho abarca um pouco sobre a história das viagens, conhecidas como Grand Tour que serviam também para complementar os estudos, como o processo de globalização que ajuda no fenômeno do intercâmbio e incentivos do governo que cresce no País, através de bolsas que dá oportunidade a estudantes participarem do processo. Foi possível identificar através das entrevistas como da própria visão da autora que participou dessa experiência que quem viveu e experimentou a viagem, retornou mais confiante, maduro e com respeito às diferenças culturais.

Palavras-chaves: Intercâmbio educacional; globalização; benefícios e prejuízos intercâmbio.

Abstract

The research focuses on the phenomenon of exchange and changes that this brings in students' lives after their return. Questions and analyzes its importance in the lives of young students today. Therefore, your overall goal is, through the perception of Brazilian students, considering their benefits and harms of experience in your life, such as: individual and professional development. The methodology used in this work is through semi-structured qualitative interviews with people before the exchange, after the exchange and an employee of IRS (International Relations Secretariat UFJF) to understand a little about the program and the motivations of students in doing this process. Interest in this topic is due to the author having participated in the same program and the lack of study about it, which is growing in the market and taking huge dimension. The work includes a bit about the history of exchange, known as the Grand Tour which also served to complement their studies, as the process of globalization which helps the phenomenon of exchange and government incentives that grows in the country, through grants that gives the opportunity to students participate in the process. Were identified through interviews and the author 's own view that who participated in that experience returned more confident, mature and respect for cultural differences.

Keywords: educational Exchange; globalization; benefits and costs of Exchange.

Introdução

Esse presente trabalho tratará sobre o fenômeno do intercâmbio. De acordo com Salgueiro, (2002 p.9 apud Coelli, 2012 p. 6), o processo de intercâmbio existe desde o século XVII e XVIII, quando jovens da aristocracia Inglesa viajavam para complementar seus estudos fora de seu País, uma viagem feita pelo continente Europeu, servia como um rito de passagem educacional, onde os quais poderiam ver obras de artes, concertos musicais e outras porém essa viagem só era possível para pessoas com melhores condições financeiras.

Em pleno século 21, este fenômeno vem crescendo e oportunizando aos estudantes Brasileiros a terem contato com uma nova cultura, novos ensinamentos, que assim leva o amadurecimento, sendo assim um processo de muita procura e desejo pelos jovens e com isso vem se tornando um programa mais acessível aos estudantes, além das próprias bolsas que tem sido criadas pelo governo.

Porém, apesar de seu crescimento no mercado do Turismo brasileiro, pouco se estuda sobre o processo, por muitos ainda pensarem ser um fenômeno simples, sem saber as mudanças e melhorias que este pode causar na vida de uma pessoa. Os estudos estão começando a aparecer através dos próprios ex-intercambistas que se interessam pelo tema e que gostaram muito de sua experiência.

Logo o interesse da autora por esse tema por ser ainda pouco abordado e por sua experiência de setembro de 2012 a fevereiro de 2013, onde através da UFJF participou do programa, estudando na Universidade do Algarve, em Portugal, onde morou por 6 meses e por tanto gostar da experiência sentiu a necessidade de estudar e analisar o que os outros intercambistas pensam sobre este fenômeno. Por isso muitas partes do trabalho foram escritas tirando base da opinião e interpretação da experiência da mesma, onde muito do que foi escrito tem sua experiência e seu ponto de vista do que a viagem lhe causou.

A metodologia utilizada no trabalho são entrevistas semi estruturadas onde foram feitas algumas perguntas, onde o entrevistado teria liberdade para falar e relatar suas experiências, nos dando assim um resultado qualitativo de cada resposta. Assim realizando estas com 3 estudantes pré-intercambistas, 3 ex-intercambistas para entender o antes e o após a viagem, e um funcionário da SRI, para compreender melhor a função do programa e sua importância na UFJF. Faz se necessário falar que grande parte do trabalho a autora escreve através de sua experiência e o que achou da mesma. O objetivo geral do estudo é analisar as motivações de jovens brasileiros estudantes da UFJF que realizam o intercâmbio estudantil e sua percepção dos benefícios e prejuízos da experiência em sua vida.

Assim analisando quais foram suas motivações para viajar e se suas expectativas foram atendidas, também as contribuições que foram trazidas em suas vidas através das concepções dos que vivenciaram esta experiência.

O trabalho foi dividido em 3 capítulos, onde o primeiro irá trazer um pouco do processo do século XX e XXI chamado globalização e sua contribuição no fenômeno do intercâmbio, falando também sobre a competição do mercado de trabalho. O segundo capítulo será feita análises das entrevistas realizadas com o pré intercambista e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com