TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que aconteceu com o velho ditado “se não está quebrado, não conserte”?

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Josivaldo Cruz de Andrade

Matrícula: 01467403

Curso: Logística

Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.

 

Preparado(a)? Vamos começar!

Então, um time de beisebol profissional tem como objetivo vencer a World Series. O dono da equipe queria ganhar muito dinheiro de forma rápida. Logo, a equipe afundou todos os seus recursos na negociação pelos melhores jogadores da liga. Foi capaz de obter o suficiente deles que, dentro de duas temporadas, o time era o campeão da World Series. 

No entanto, a equipe havia comprometido uma porcentagem tão alta de seus recursos financeiros com os salários dos jogadores que outros elementos importantes da equipe começaram a sofrer. Seu estádio rapidamente caiu em tal estado de ruína que os torcedores começaram a não ir assistir os jogos. As instalações de treinamento também começaram a sofrer, o que causou descontentamento entre os jogadores. 

Ao se concentrar somente no resultado final desejado, essa organização negligenciou outros aspectos importantes da construção de uma equipe competitiva. Como resultado, o campeonato da World Series da equipe foi uma vitória de uma vez na vida. Na próxima temporada, a infraestrutura em ruínas da equipe a enviou para o fundo de sua divisão. Sem as pessoas, processos e ambiente para mudar a situação, a equipe acabou sendo vendida com prejuízo e transferida para outra cidade. 

Com base no texto apresentado responda à seguinte questão: 

Por que uma empresa que está produzindo um produto satisfatório deseja examinar continuamente seus processos e o ambiente de trabalho? 

O que aconteceu com o velho ditado “se não está quebrado, não conserte”? 

Para responder esta questão, você terá de buscar informações (artigos, revistas e etc.) sobre processos organizacionais, qualidade nos processos e ambiente de trabalho e como esses elementos atuam juntos

para que se tenha um ambiente produtivo. 

Aguardo a sua produção.

Por que uma empresa que está produzindo um produto satisfatório deseja examinar continuamente seus processos e o ambiente de trabalho? 

Por mais que a empresa esteja passando por um bom momento é necessário está atento as mudanças internas e externa, controlar, analisar e buscar sempre inovar em todos os setores, seja ele de qualquer segmento.

Um bom exemplo no esporte de melhoria continua é a dos grandes clubes brasileiros, até 2019 os principais times brasileiros em sua maior parte só tinham treinadores brasileiros, após o bom trabalho de Jorge Jesus no flamengo, os demais clubes entenderam a necessidade de inovar, de buscar novidade, trazer uma nova forma de jogar. Mais por que os clubes não viram isso ante? Por que falta a eles o que faltou ao time de beisebol do caso acima, planejamento, e um controle de qualidade, pois qualidade não está só nos produtos físicos, está em tudo que nos cerca, e a definição de qualidade é muito subjetiva, depende do ponto de vista de cada indivíduo.

Quando buscamos a qualidade nos produtos e serviços que produzimos, conseguimos entender não só nosso trabalho mais também a necessidade do nosso cliente, e quando nos aprofundamos nessa busca pela qualidade conseguimos enxergar a necessidade de sempre melhorar, e não ficar parado no tempo.

Um dos grandes pensadores ou guru da qualidade foi Joseph M. Juran, e uma das técnicas ou ações colocadas em pratica por ele foi a “A Trilogia Juran é considerada a base da Gestão da Qualidade. Segundo Juran, para que uma organização obtenha a tão sonhada qualidade, é necessário seguir três processos gerenciais básicos, sendo eles o planejamento da qualidade, o controle e a melhoria da qualidade”. ( https://blogdaqualidade.com.br/)

Usando como base os três pontos colocado por Juran é possível fazer um breve resumo do que levou o time de beisebol ao fracasso, e responder à pergunta em questão, pois uma complementa a outra, os três pilares usado por Juran em sua trilogia foi:

Planejamento da qualidade – Toda empresa precisa se planejar, e está sempre em buscar de melhoria, o mercado está cada vez mais dinâmico e mudando a todo tempo e mesmo que a empresa esteja em boa forma o planejamento é fundamental para manter-se bem.

Controle da qualidade – Além de planejar a empresa precisa controlar o que foi planejado, e controla todos os setores da empresa, buscando monitorar números e processos, buscando evitar desperdiço e mal investimentos.

Melhoria da qualidade – Melhoria tem que ser constante, por que os clientes sempre buscam algo novo, e a melhoria tem que ser em todos os setores, não em um só como no time de beisebol. Todos precisamos está buscando e fazendo a melhoria da qualidade dos produtos e serviços que oferecemos.

Conclusão.

Não é por que está dando certo, o por que está produzindo algo satisfatório que não se pode melhorar, é preciso está melhorando a cada dia e sempre buscando trazer inovações para o seu produto ou serviço, e outro ponto bastante importante, é não centralizar os investimentos, seja financeiro ou de mão de obra em apenas um setor ou função, é preciso planejar e fazer as melhorias em todos os setores, avaliar o peso de cada departamento e dar a dividir a atenção, buscando sempre uma conformidade, pois ficou claro no exemplo do time de beisebol, que quando centralizamos os investimentos perdemos em outro setores, que são tão importantes quanto a contratação de jogadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com