TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Estatística

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É A ESTATÍSTICA

Objetivamente, o primeiro passo do nosso caminhar é entender o que é, como se divide e são quais os objetivos da estatística, algo que faremos imediatamente.

Define-se estatística como o conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza, ou seja, de não determinismo matemático. Por exemplo, o dimensionamento do diâmetro das hastes do amortecedor de um automóvel é feito por meio de cálculos matemáticos de elevada precisão estudados num capítulo da física chamado de resistência de materiais.

No entanto, a vida útil deste mesmo amortecedor depende não só de seu dimensionamento, mas também de uma série de condições em que impera a incerteza que pode, resumidamente, ser chamada de condições de uso. Neste último caso, entraríamos no campo da estatística. De modo mais sintético, poderíamos dizer que a estatística é a ciência que se ocupa de descrever, analisar e interpretar dados experimentais.

 

Para entendermos melhor o processo estatístico, é necessário definir dois conceitos básicos: população eamostra. Considera-se população o conjunto formado por todos os elementos que têm em comum a característica que estamos estudando. Por exemplo, se estamos pesquisando sobre o aprendizado de música, a população é formada por todas as pessoas que aprendem ou aprenderam música em algum momento.

 

Deve-se notar que a população estatística normalmente é muito numerosa, às vezes infinita, e eventualmente formada por elementos ainda não existentes. Assim, quando queremos saber qual é a expectativa de vida de um brasileiro, estamos diante de uma população muito extensa (todos os brasileiros) e formada por elementosprováveis, visto que as pessoas que estão sendo estudadas ainda não morreram.

 

Em razão dessas características da população, o processo estatístico começa pelo estudo de uma amostra, que é um pedaço da população. Mas um pedaço coerente com a população, ou seja, que siga todas as características da população. Assim, por exemplo, se determinada população tem 62% de mulheres, as amostras tiradas dela terão que ter 62% de mulheres se o sexo for fator importante no comportamento da característica estudada.

3ÍSTICA

Uma amostra é finita e tem relativamente poucos elementos, de valores definidos. Deste modo, se quisermos definir a expectativa de vida de todos os brasileiros, tomariamos uma amostra finita de poucos brasileiros já mortos. Assim, haveria poucos elementos a se estudar e de valor definido (a idade em que morreram). Deve-se ressaltar que essa amostra retirada deveria reproduzir todas as condições importantes para a duração da vida da população, tais como sexo, posição socioeconômica, educação, etc.

 

Tanto os elementos das populações quanto os elementos das amostras assumem valores para a característica que estamos estudando; por exemplo, a população formada pelos seguidores religiosos pode apresentar católicos, evangélicos, espíritas, etc.

Esses são alguns dos valores que a variável religião pode assumir. Assim, a característica da população ou da amostra que estamos estudando pode ser expressa em termos de uma variável, que pode assumir diferentes valores. Podemos distinguir as variáveis em dois grupos:

• variáveis qualitativas: apresentam atributos como valor, por exemplo, cor de cabelos, opções sexuais, times de futebol etc.;

• variáveis quantitativas: apresentam valores numéricos, tais como peso de pessoas, idade, número de defeitos na produção de uma peça, etc. As variáveis quantitativas ambém podem ser divididas em duas categorias:

discretas: são variáveis que podem apresentar apenas valores predeterminados dentro de um conjunto, ou seja, não existirão valores intermediários. Exemplo: números de filhos de um casal; número de defeitos numa linha de produção; quantidade de ações em alta numa bolsa de valores, etc. Essas variáveis estão ligadas às contagens;

4nidade I

contínuas: apresentam teoricamente qualquer valor dentro de um faixa possível. Por exemplo: pesos dos estudantes desta faculdade, diâmetros dos eixos produzidos por certa máquina; índices de inflação em vários períodos, etc. Essas variáveis estão ligadas às medições.

 

Deve-se notar que essa diferenciação entre variáveis discretas e contínuas pode ser tênue, em função da quantidade de elementos envolvidos e da precisão de medida. Por exemplo: se medirmos o diâmetro de uma peça com paquímetro, iremos obter medidas em centésimos de milímetro, quer dizer, a medida 18,56 mm na verdade é um valor entre 18,555 e 18,564; não é possível saber, a menos que troquemos o paquímetro por um micrômetro. Assim sendo, a variável contínua diâmetro da peça se comporta como discreta após a precisão de centésimos de milímetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com