TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é administrar?

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO II – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        |

A direção AmBev acredita que uma grande empresa é feita por grandes pessoas. Por isso a empresa valoriza o trabalho dos funcionários e estimulam desenvolvimento profissional com diversas iniciativas: Planejamento de carreiras, treinamentos, cursos, programas de reconhecimento e de qualidade de vida. Rica em talento e criatividade, a gente AmBev é o maior ativo de credibilidade e confiança que temos no mercado. Por isso, contrata, treina e desenvolve profissionais excelentes e conta sempre com equipes formadas pelas melhores pessoas, altamente qualificadas, motivadas e comprometidas.

A empresa adota a filosofia de que a pessoa só é plena se houver equilíbrio entre os vários aspectos da sua vida:
saúde, família, meio ambiente, trabalho, relações sociais, aprendizado, lazer, entre outros. Por isso desenvolveu ações com este enfoque.

O grande impasse para a gestão de pessoas da AmBev é na captação de pessoas capacitadas e que consigam absorver a cultura organizacional da empresa. Assim a empresa detectou a importância de investir muito tempo em discussões abertas para avaliação de pessoas e de construir uma cultura na qual todos os níveis de funcionários sejam capazes de assimilar críticas tanto de seus superiores como de pessoas de seu mesmo nível hierárquico.

A AmBev considera que a comunicação eficaz com os funcionários é a melhor arma para mantê-los motivados, dispostos e felizes com o trabalho.

A empresa preocupa-se em integrar os novos contratados com o restante da equipe, seja ele do nível operacional ou gerencial. A AmBev conta com ferramentas que avaliam, desenvolvem e acompanham o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. Uma vez por ano os gestores de cada uma dos setores da empresa sem reúnem para discutir perspectivas de carreira, planos de sucessão, treinamento e desenvolvimento de suas equipes.

Depois dessa reunião são feitas as avaliações dos funcionários. Após a análise dessa avaliação funcionário e gestor traçam um plano de desenvolvimento individual, preparado para ser executado no prazo de um ano, com ações que incluem cursos e treinamentos. Todos os funcionários possuem livre acesso a todas as dependências da empresa, podendo se reportar a seu superior
sobre qualquer problema, dificuldade ou sugestão que vise à melhora do trabalho.

O relacionamento de pessoas dentro de uma empresa se dá pela comunicação.

Para assegurar a comunicação entres as equipes, a AmBev possui murais informativos nos corredores da empresa, onde são encontradas informações sobre metas a serem alcançada, segurança no trabalho, opções de lazer e notícias relativas à atualidade brasileira e mundial.

A AmBev e uma empresa integrada de ambiente informal que facilita convívio e troca de informações, o ambiente de trabalho é informal para promover o convívio amigável e a cooperação entre os funcionários. Todos - independentemente do cargo - compartilham o mesmo espaço, sem divisórias (apenas salas para reuniões), e os gestores estão sempre prontos a receber qualquer funcionário. Além disso, a adoção do sistema de desdobramento em cascata das metas de cada equipe incentiva a integração de todos para o alcance das metas globais da Companhia.

A empresa conta com uma agenda formal de reuniões e encontros que inclui uma Convenção Anual, com toda a liderança, além de reuniões do Sistema de Desempenho Gerencial (SDG) por área, por diretoria e por unidade. Tais encontros são oportunidades regulares para que os gestores e a alta liderança dediquem tempo para a comunicação direta com os funcionários. Os funcionários ainda são ouvidos durante reuniões periódicas com seu gestor e um representante da área de Gente & Gestão, para identificar problemas e propor soluções.

Diversos
canais de comunicação são utilizados para divulgação de informações para toda gente AmBev. De acordo com o tipo de mensagem e o público a quem se destina, a Companhia recorre ao meio mais adequado entre canais disponíveis: revista a Gente AmBev, TV AmBev, intranet, jornal mural, guias de informações, e-mails, newsletters e mensagens para os palm top dos vendedores.

Para os funcionários poderem expressar suas opiniões, dar sugestões e fazer reclamações, além do contato direto com os gestores, a Companhia coloca à disposição mecanismos que permitem a livre participação, como as caixas de sugestão encontradas em todas as unidades. A Ouvidoria é outro canal que a gente AmBev tem à disposição para opinar e usar também em casos de denúncias e está diretamente ligada à estrutura de Governança Corporativa da empresa.

A Companhia também assegura plena liberdade para que a se filie a associações de classe, contudo apenas 7% dos funcionários da empresa são sindicalizados.

Cada eixo temático conta com programas que estimulam o crescimento profissional em duas direções: a transição de funções e cargos (o chamado crescimento vertical) e a evolução dentro da própria função (crescimento horizontal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com