TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é administração

Tese: O que é administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Administração:

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. Um dos ramos da administração de empresas é a administração financeira, que consiste na administração das finanças da organização. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

Os princípios da administração científica de Frederick Taylor

Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas. Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical).

A teoria de Henry Fayol

Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções e quatorzes princípios administrativos

Elton Mayo - Teoria das Relações Humanas

Teoria das Relações Humanas preocupou-se intensamente com o esmagamento do homem pelo desenfreado desenvolvimento da civilização industrializada. Para Mayo o conflito social deve ser evitado a todo custo através de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo e profilático. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. Para ele, o conflito social é o germe da destruição da própria sociedade. "O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem estar social"

Revolução Industrial na Administração

A Revolução Industrial foi um grande impacto no processo de produção através de mudanças tecnológicas alterando a economia e o meio social. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser divida em dois períodos diferentes: entre 1780 a 1860 e entre 1860 a 1914. Na primeira fase ou Revolução do carvão e do ferro houve a mecanização da indústria e da agricultura (máquina de fiar, descaroçador de algodão), a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento do sistema fabril: artesão e oficina – operário e fábrica, aceleramento no meio de transportes e das comunicações: navegação e locomotiva a vapor. Já a segunda fase ou Revolução do Aço e da Eletricidade caracteriza-se pela substituição do ferro pelo aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna, substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, surgimento do automóvel e do avião.

Tais mudanças influenciaram de forma significativa o meio social e a forma de administração. No primeiro momento com a inserção da máquina a vapor, graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.

Conclui-se que a Revolução Industrial contribuiu expressamente com o desenvolvimento da administração, foram inúmeras mudanças e várias descobertas, porém a Administração ainda passou por várias outras fases até alcançar o modelo atual.

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Sim, Vivemos na era Pós-industrial, um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores.Nela cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias.

Durante dois séculos, tempo que durou a sociedade industrial (1750-1950), o maior desafio foi a eficiência, isto é, fazer o maior número de coisas no menortempo. Assim, o ritmo de vida deixou de ser controlado pelas estações do ano e tornou-se mais dinâmico. Enquanto a agricultura precisou de dez mil anos para produzir a indústria, esta precisou de apenas 200 anos para gerar a sociedade ou era Pós-industrial.

A título de delimitação, embora carecendo de maior precisão, pode-se dizer que a sociedade pós-industrial nasceu com a Segunda Guerra Mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola, nem na indústria, mas na produção de informação, serviços, símbolos (semiótica) e estética.

A sociedade pós-industrial provém de um conjunto de situações provocadas pelo advento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com