TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é taylorismo

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO:

“O QUE É TAYLORISMO”

AUTORES: LUZIA MARGARETH RAGO

EDUARDO F. P. MOREIRA

ED. BRASILIENSE – Ano: 1984

SÃO PAULO

2012

INTRODUÇÃO

Os autores começam o livre abordando a máxima do Taylorismo “tempo é dinheiro”. Hoje em dia não existe quem não controle o seu tempo como se controla-se o seu dinheiro.

Todos buscan realizar trabalhos no menor tempo possível, e este conceito não vale somente para o trabalho, mas também para qualquer atividade social.

EM BUSCA DO HOMEM-BOI

O segundo capítulo fala sobre o origem de Taylor, família, desejos e como desenvolveu a sua carreira na área de engenharia.

Detalha mais sobre o Taylorismo, explicando que é preciso dividir o trabalho por tarefas como uma linha de produção. Além disso, deve-se desasociar o trabalho concepção do trabalho execução.

Em cada movimento no trabalho operacional deve ser criada uma ciência afim de se maximizar os movimentos e realizar o trabalho no menor tempo possível.

O SOLDADO DO TRABALHO

Neste capítulo, os autores discorrem sobre como o Taylorismo é uma ferramenta poderosa utilizada pela burguesia para dominar as classes mais pobres. Pois, como o conhecimento técnico é de acesso a poucos, a exploração da mão de obra é feita com muita facilidade.

TAYLORISMO E RESISTÊNCIA OPERÁRIA

Os autores falam sobre a criação dos sindicatos e a resistência dos operários as novas formas de trabalho e remuneração.

Enquanto os empresários tentavam implementar a remuneração através da meritocracia, os sindicativos lutavam por salários homogênios.

Empregados dos industriais como cronometristas eram atacados quando iam as fábricas vistoriar os trabalhadores.

O DOPOLAVORO NA ITÁLIA FASCISTA

O Fascismo na Itália se apropriou do Taylorismo para buscar aumento de produtividade em suas indústrias. Porém, de uma forma militarizada. Ao invés do engenheiro, os próprios militares estavam no processo de implementação do Taylorismo.

O Dopolavoro (horas depois do trabalho de lazer) também foram utilizam para fortalecer o Taylorismo no povo. Foram criados grêmios fantásticos com muita estrutura de lazer, principalmente contendo atividades esportivas para aumentar o competitividade entre os operários para que isto se refletisse durante as horas de trabalhos também.

A BELEZA DO TRABALHO NA ALEMANHA NAZISTA

Os Nazistas foram além dos Fascistas, pois investiram muito em tornar o trabalho digno.

Eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com