TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2.0 INDICADORES SOCIAIS......................................................................................5

2.1 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO........................................................................6

2.2 INDICADOR DA SAÚDE.......................................................................................6

2.3 INDICADOR SÓCIO-POPULACIONAL................................................................6

2.4 INDICADOR DA EDUCAÇÃO...............................................................................7

2.5 INDICADOR DO TRABALHO E RENDA..............................................................8

3.0 CONCLUSÃO........................................................................................................9

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade proporcionar uma reflexão sobre a realidade regional para a elaboração de um diagnóstico da problemática social local do município de Maceió, com enfoque na educação, e a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais.

                A elaboração dos indicadores sociais tem como finalidade adquirir informações a cerca das reais necessidades da população do município de Maceió, com vista à proposição de um diagnóstico social, visando à compreensão da realidade social e a consolidação de políticas públicas, pois através desses indicadores, podem-se conhecer as particularidades do território e assim, elaborar e desenvolver ações voltadas às reais necessidades da população local.    

O Diagnóstico Social deverá ser um instrumento de identificação e serve como parâmetro das reais necessidades, visando promover o desenvolvimento social, planejando, elaborando e executando estratégias de intervenção para a população mais vulnerável, em defesa aos direitos humanos e às características sócio-territoriais na implantação e execução de programas e projetos sociais.
         O trabalho do Serviço Social é voltado para identificar e atender as demandas provenientes da questão social que perpassam o cotidiano do campo educacional, da saúde e da população em geral, proporcionando uma visão integrada e interdisciplinar do sujeito em sua totalidade, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento das ações com o desafio de amenizar as diversas expressões sociais, através da realização de estudos e pesquisas que identifiquem o perfil sócio-econômico e cultural da demanda atendida, assim como problematizar as questões que envolvem a sociedade em geral.

                

2.0 INDICADORES SOCIAIS

Para Jannuzzi (JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos,  medidas e aplicações. 3.ed. Campinas: Alínea; PUC-Campinas, 2004):

 “Indicador social é um recurso metodológico...e servem para subsidiar as atividades de planejamento público, formulação e avaliação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam que poder público e sociedade civil monitorem as condições de vida e bem-estar da população e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais”.

                 Os Indicadores Sociais servem de instrumento de coleta de dados, elaboração, monitoramento, planejamento, execução e avaliação das metas estabelecidas dentro do plano de ação do Serviço Social, dos programas e projetos sociais. Essas informações são à base do diagnóstico social e servem para elaborar propostas de enfrentamento dos problemas sociais, com um conjunto de ações integradas, com a participação da sociedade em geral e voltadas à construção de uma melhor qualidade de vida e cidadania para população mais fragmentada e vulnerável, de modo a acelerar o acesso às políticas públicas para minimizar essa realidade, através da análise dos dados reais que servirão de base para as políticas públicas com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida coletiva.

Se nos voltarmos para a importância dos indicadores sociais na educação, historicamente, no Brasil, entre a década de 80 e 90 houve um melhor acesso ao ensino fundamental e alfabetização devido à urbanização no país e a transição demográfica, diminuindo as desigualdades de escolaridade. A partir daí, houve uma maior credibilidade dos indicadores sociais e conseqüentemente do planejamento público com a descentralização e a participação da população, através do conhecimento e de uma reflexão crítica dos problemas sociais.      

Através da criação de um diagnóstico social poderemos avaliar e acompanhar resultados como índice de percentual de fluxo escolar, índice de percentual de evasão escolar, custos com alunos, custos com funcionários, renda per capita dos alunos, escolaridade média dos alunos, taxas de rendimento escolar, taxas de reprovação escolar, taxas de uso de drogas, taxas de gravidez na adolescência, grau de satisfação dos alunos, entre outros índices, pois através dos indicadores sociais conseguimos elaborar um diagnóstico social que espelha a realidade local, e assim, enxergar a gravidade dos problemas sociais e a demanda dos serviços públicos daquela região, a partir de ações que promovam o acesso, a permanência e o aproveitamento escolar dos alunos da rede pública de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com