TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NO MERCADO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Um enfoque na satisfação dos propagandistas

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.005 Palavras (21 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP[pic 1]

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO[pic 2]

CLEONICE FRANCISCA DA SILVA

CRISTILENE VARELA DA SILVA

OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NO MERCADO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Um enfoque na satisfação dos propagandistas

NATAL

2014

CLEONICE FRANCISCA DA SILVA[pic 3]

CRISTILENE VARELA DA SILVA

OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NO MERCADO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Um enfoque na satisfação dos propagandistas

Artigo Científico apresentado à Universidade Potiguar realizado na área de Administração Geral como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em administração.

ORIENTADOR: Profa. M.Sc Tânia Mara de Macêdo Ambrósio

Natal

2014

CLEONICE FRANCISCA DA SILVA[pic 4]

CRISTILENE VARELA DA SILVA

OBSTÁCULOS E DIFICULDADES NO MERCADO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Um enfoque na satisfação dos propagandistas

Aprovado em:____/____/_____

Nota: _____

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________

Profa. M.Sc Tânia Mara de Macêdo Ambrósio

Universidade Potiguar – UnP

____________________________________________________

Nome do(a) professor(a) convidado(a)

Universidade Potiguar - UnP[pic 5][pic 6]

____________________________________________________

Nome do(a) professor(a) convidado(a)

Universidade Potiguar –UnP

RESUMO[pic 7]

O presente artigo teve o intuito de obter informações sobre os obstáculos e dificuldades dos propagandistas da indústria farmacêutica, com relação ainstabilidade e rotatividade de profissionais nesse ramo, os quais passam por capacitações específicas para desempenharem a contento as suas funções. O estudo tem, portanto, o objetivo de analisar o nível de satisfação desses profissionais com relação às suas atividades desempenhadas junto a classe médica. Para isso foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, através da aplicação de questionário e realização de entrevistas juntos os representantes farmacêuticos sobre as causas do contentamento e descontentamento apresentados pelos profissionais, indicando soluções ideais para os problemas detectados. O resultado da pesquisa mostrou que existe entre os propagandistas uma grande insegurança com relação à rotatividade e instabilidade dessa profissão no mercado atual causada, em sua maioria, por metas altas que não são alcançadas principalmente pela troca de receituário médico nas farmácias.

Palavras-chave: Propagandistas; satisfação no trabalho; fatores motivacionais.

ABSTRACT

This study aimed to get information on the obstacles and difficulties of the advertisers of the pharmaceutical industry, concerning of the instability and turnover of the experts in this business, who undergo for specific training to perform their duties satisfactorily. Therefore, it has the aim to examine the level of the satisfaction of these professionals developed together to the doctors. For this reason a kind of exploratory research was made through a questionnaire and interviews with to the pharmaceutical representatives about the reasons of satisfaction and dissatisfaction claimed by the professionals, indicating right solutions to solve the detected problems out. The result of this research showed that there is a great uncertain among the advertisers regarding the turnover and the ups and down of this profession on the current market, made by high goals which are not gotten by change for medical prescription in the drugstores.

Keywords: advertisers; job satisfaction; motivational factors.

  1. INTRODUÇÃO

O mercado farmacêutico brasileiro submete-se constantemente a uma série de mudanças, mudanças pelas quais o setor é obrigado a diminuir seus custos e como consequência, ocorre um drástico corte em suas despesas com os profissionais da indústria farmacêutica. Para manterem-se no mercado, os propagandistas precisam de constante atualização e experiência acumulada para satisfazer e atender as necessidades dos seus clientes (médicos).

O presente artigo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos profissionais da indústria farmacêutica com relação às frequentes mudanças na política de Recursos Humanos, gerando insegurança no profissional. Portanto foi realizada uma pesquisa tipo exploratória e descritiva, através da aplicação de questionários junto aos propagandistas.

A pesquisa foi realizada com os profissionais da indústria farmacêutica, cuja amostra constou de quarenta e dois entrevistados, onde foram analisados inúmeros aspectos relacionados à satisfação e insatisfação no desempenho de suas atividades profissionais.

A entrada dos genéricos e similares no mercado gerou um problema, pois esses laboratórios não investem em propaganda médica. Estas empresas acabam induzindo o balconista da farmácia a trocar o receituário dos medicamentos prescritos pelos médicos, que são indicados pelos propagandistas, por genéricos e similares, em troca de comissão. Este contexto resulta na dificuldade de atingimento das metas, resultando em cobrança excessiva, estresse, risco de desemprego e estabilidade financeira, além da diminuição da oferta de cargos de propagandista no mercado. Além disso, as empresas que reproduzem medicamentos genéricos não possuem a tradição de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), ao contrário dos laboratórios de marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com