TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERACOES TERMINAIS E ARMAZENS

Por:   •  22/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Damião Barbosa Vilela – RA: 1299215930

Douglas Marques – RA 8404106158

Genilson Sousa – RA: 8409148918

Mara Sueli de Oliveira – RA: 9902015536

Patricia Silva Pereira – RA: 8483183098

Curso: Tecnológico em Logística

Atividade Pratica Supervisionada

Operações de Terminais e Armazéns

Guarulhos, 2015

Nome e Localização da empresa:

Centro de Distribuição Riachuelo – Rodovia Pres Dutra,SN KM 397 Vila Hulda – Guarulhos – SP CEP 07094-050

Dados da empresa:

A Riachuelo, a segunda maior cadeia varejista de roupas do Brasil controlada pela Guararapes (por sua vez, uma das maiores confecções de roupas do país), segue para uma nova etapa do conceito fastfashion, com a implantação de um modelo de abastecimento que vai mudar o modo de trabalhar da empresa na área de vestuário. A operação começa pelo centro de distribuição da empresa em Guarulhos, na Grande São Paulo, e vai envolver 13 lojas e 25 fornecedores. O investimento faz parte do plano estratégico do grupo de dobrar o tamanho da rede de lojas em dez anos.

 Modelo tradicional

No modelo antigo, os centros de distribuição (CD) da Riachuelo despachavam para as lojas tudo o que recebiam. Assim, se recebiam mil calças, por exemplo, despachavam as mil para as lojas. Como não tinha transferência de mercadorias entre lojas, se um item era vendido em uma não era vendido na outra, ficava com o estoque desequilibrado. A solução era usar de descontos para liquidar o produto que sobrou.

Para atender a essa dinâmica, os armazéns foram adaptados para abrigar boxes, que são unidades de processamento destinadas a cada unidade atendida pelos CDs. Ou seja, cada loja tem um box exclusivo dentro do centro de distribuição para receber e preparar as mercadorias que serão transportadas até o ponto de venda.

 Na parte de vestuário, as mercadorias chegavam em caixas de papelão, separadas em packs de 12 peças, dobradas e embaladas em saco plástico individual. Em linhas gerais, os funcionários abriam as caixas e distribuíam os packs para os boxes. Nessas áreas, o pessoal abriam o pack, cola a etiqueta de preço em cada peça, colocavam no cabide, penduravam  no aparelho e a mercadoria estava pronta para ser despachada para as lojas, resume o gerente.

Nova fase

 O CD de Guarulhos, que dispõe de 86 mil metros quadrados para atender a 67 das lojas da rede, começou a implantar o sistema M101 para 13 lojas. Todo o restante continua no modelo atual. Com o novo sistema, a empresa vai recebe as mesmas mil calças do exemplo acima e pode decidir enviar apenas metade delas para as lojas. A outra metade ficará estocada no equipamento, com o sistema gerenciando. As peças ficarão armazenadas de tal maneira que conseguirá distribuir de forma rápida em caso de reposição". O CD passa a só enviar reposição para as lojas que estão vendendo. Com isso o estoque será aperfeiçoado, reduziremos o nível de markdown e rentabilizaremos mais e melhor o estoque, garante o gerente logístico.

 A mudança exigiu também adaptação por parte dos fornecedores na hora de entregar a mercadoria. Por isso, para a fase inicial, a Riachuelo selecionou um grupo de 25 de um total de 750 fornecedores ativos (a maior parte de vestuário). O processo de etiquetar e pôr as peças no cabide passa a ser responsabilidade do fornecedor. "Assim, quando a mercadoria chegar, basta colocar no transportador, que são as barras aéreas usadas para movimentação da mercadoria determinando se vai para a área de estocagem ou de distribuição para as lojas. Com isso, elimina toda a parte de processamento das mercadorias no CD", aponta o gerente de logística. A gestão da movimentação é feita pelo software ao qual o transportador está associado.

Missão:

A Riachuelo tem como missão democratizar a moda, pinçando objetos de desejo que são inacessíveis ou pouco acessíveis. Também convidamos pessoas para fazer linhas democráticas. Fomos os pioneiros nisso, com a primeira parceria em 1980. Agora mesmo estamos com o Fashion Five.

Visão de crescimento:

O céu é o limite. A tendência é de formalização. Hoje, nosso mercado é marcado pela clandestinidade, que deve chegar a 50%. As armas das empresas legais estão preponderando. Os principais players estão crescendo. Vemos em países importantes algumas redes que detém de 10% a 15% do mercado. São dois no varejo de moda, um que amargo fechamento de lojas e margens baixíssimas, que é o modelo do varejo que compra e vende. E há o varejo integrado, somos os únicos no Brasil, o chamado fastfashion. Nele todas as etapas da cadeia de suprimentos estão no mesmo guarda-chuva acionário, o que traz eficiência.

Vantagens competitivas:

Hoje a empresa conta com um sistema logístico integrado, que estabelece alto grau de competitividade e um custo x benefício interessante na logística das indústrias, comércios, distribuidores. Este diferencial agrega grande valor à marca da empresa.Sistema integrado trás a vantagem de enxergar a real necessidade do cliente Just-in-time (“no momento certo”), com isso a empresa pode trabalhar tranquilamente com planejamentos a curto e longo prazo, podendo interferir e criar estratégias para o negócio e gera Confiabilidade nos processos.Qualidade, a empresa oferece excelente desempenho em seus serviços prestados, apresentando qualidade desde o inicio ao fim do trabalho.

Público alvo:

O público alvo são mulheres, porém atende também a moda masculina, infantil, cama, mesa e banho.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa:

Damião Barbosa Vilela – Cargo: Auxiliar Logístico

A armazenagem é um dos tópicos fundamentais da logística. O departamento de armazenagem vem sendo tratado dentro das empresas como um segmento da cadeia logística extremamente importante, onde os armazéns começam a ser considerados como centros de distribuições e agregador de valor para os produtos movimentados. Um sistema de armazenagem quando bem gerenciado na empresa, pode solucionar e evitar diversos problemas que influenciam diretamente o processo produtivo e a distribuição de produtos, otimizando espaços e diminuindo sensivelmente o custo do produto para o consumidor final e consequentemente aumentando a competitividade no mercado. Atualmente as empresas estão muito niveladas em relação ao aspecto tecnológico, sendo a logística um dos principais diferenciais para a sobrevivência e o crescimento das empresas no mercado. Uma logística eficiente pode representar o diferencial de uma empresa. Com o avanço das novas tecnologias de movimentação, os armazéns estão sendo reestruturados e remodelados, objetivando atender de forma mais eficiente às novas necessidades do mercado, procurando a sua melhor adequação as exigências de uma economia globalizada. A armazenagem envolve várias funções de movimentação como: separar mercadorias, consolidar lotes e preparar a mercadoria para o despacho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com