TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Terminais De Armazéns

Monografias: Operações Terminais De Armazéns. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 11

Embalagem: funções e valores da logística.

A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa.

O desenvolvimento da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o inicio das atividades comerciais, e disseminação do uso das embalagens.

Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas. Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.

Conceito e Classificação

Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua movimentação. Enquanto que para um profissional de marketing a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas, do que uma forma de protege-lo. Quanto à classificção, a mais referenciada é a que classifica de acordo com as funções em primária, secundária, terciária, quartanária e de quinto nível.

Primária: é a embalagem que está em contato com os produtos que o contém. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite condensado.

Secundária: é aquele que protege a embalagem primária. Exemplo:

O fundo de papelão, com unidades de caixa de leite envolvidas em um plástico. É geralmente a unidade de venda no varejo.

Terciária: São as caixas, de madeira, papelão, plástico. Quaternária: São embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem qualquer tipo de contenedor. Exemplo: Contêiner.

Funções da Embalagem

As principais funções da embalagem são: contenção, proteção e comunicação. A contenção refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem, esta função não foi cumprida. O grau de eficiência da embalagem nesta função depende das características do produto. A função de proteção possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e ou produto. Também com relação a esta função deve-se estabelecer o grau desejado ao produto. E a função de comunicação esta função ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto.

Planejamento da Embalagem

A interação da embalagem com as operações logísticas, deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens. A falta de planejamento, ou um planejamento deficiente podem levar a ocorrência de graves problemas, desde o aumento do custo por um superdimensionamento da embalagem, que torna o transporte e armazenagem mais cara, até à deterioração da embalagem e ou produto.

Padronização

A padronização das embalagens geralmente ocorre nas secundárias e terciárias, que protegem e acondicionam as embalagens primárias. Segundo Moura & Banza-o ao se falar em padronização de embalagens, na maioria das vezes refere-se à padronização das dimensões, e não do material. Isto porque são estas as características que influenciam mais a capacidade do equipamento de movimentação, e não o tipo de material utilizado na fabricação. A redução da variabilidade de embalagens facilita o armazenamento, manuseio e movimentação dos matérias, reduzindo o tempo de realização destas tarefas, por proporcionar uma padronização destes métodos, dos equipamentos de movimentação, e de armazenamento. Além da redução do tempo, outra vantagem da padronização é a redução de custos,

A Embalagem e a Logística

A embalagem tem interação com todas as funções da logística, armazenamento, manuseio, movimentação de matérias, e transporte. Desta interação com as funções logísticas, pode-se conseguir redução de custos, de tempo na entrega final do produto, redução de perdas, e aumento do nível de serviço aos clientes. Na movimentação de materiais, dentro dos armazéns, e na troca de modal de transporte, é onde a embalagem sofre os maiores impactos, que podem causar danos a embalagem primária, e produto. A embalagem proporciona a proteção necessária ao produto durante o processo de armazenagem, assegurando sua integridade, pode proporcionar melhor utilização do espaço nos armazéns, e facilitar a identificação e separação dos produtos, evitando retrabalho com correções.

Os tipos de embalagens

Os produtos e as peças são embalados geralmente em caixas de papelão. Caixas sacos, ou mesmo barris, para maior eficiência no manuseio, são embalagens usadas pra agrupar produtos e são chamados de embalagens secundárias. O peso, a cubagem e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com