TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DO FATOR ECOLÓGICO

Por:   •  22/10/2015  •  Artigo  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

LOGÍSTICA REVERSA: OPORTUNIDADES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DO FATOR ECOLÓGICO.

REVERSE LOGISTIC: OPPORTUNITIES FOR COST REDUCTION AS A RESULT OF THE DEVELOPMENT OF ECOLOGICAL FACTOR.

RESUMO

Nos últimos anos, a logística reversa adquiriu maior importância, tanto no contexto internacional quanto nacional. Motivados pelo potencial de crescimento desta área, o artigo apresenta uma visão geral sobre a logística reversa, seus conceitos, aplicações e ganho das empresas no tocante à redução de custos por meio da reciclagem e/ou reaproveitamento do material descartado. O objetivo foi caracterizar a logística reversa e mostrar as oportunidades de redução de custos e a crescente sensibilidade ecológica relacionada ao meio ambiente.

Palavras-chave: Logística reversa. Redução de custos. Reciclagem.

ABSTRACT

In recent years, reverse logistics become more important, both international and domestic context. Driven by the growth potential of this area, the article presents an overview of reverse logistics, concepts, and applications and gains the companies in reducing costs through recycling and / or reuse of discarded material. The objective was to characterize reverse logistics and show the cost reduction opportunities and the growing ecological sensitivity related to the environment.

Key-words: Reverse logistic. Cost reduction. Recycling.

1 INTRODUÇÃO

O estudo da logística reversa tornou-se relevante em função do crescimento da frequência das operações reversas nos últimos tempos, as empresas e a sociedade passaram a dar atenção especial para este tema, tendo em vista a vantagem competitiva. Conforme levantamento efetuado no decorrer da pesquisa é possível visualizar os seguintes fatos: A devolução de mercadorias tem se tornado uma prática comum dos clientes de varejo, visto seu alto nível de exigência; Os produtos tornam-se obsoletos, cada vez mais rapidamente devido ao avanço tecnológico, o que obriga as empresas a eliminarem tais produtos da forma mais econômica possível; As possibilidades de reutilização de materiais por meio da reciclagem, recondicionamento ou outro tipo de reaproveitamento, para a produção de novos produtos com menores custos; Economia de recursos, gerando ganhos financeiros. Podemos definir logística reversa como aquele segmento da cadeia de suprimentos que trata dos processos logísticos de produtos que já foram vendidos em duas frentes. A primeira refere-se ao fluxo de retorno de produtos que foram entregues com algum tipo de problema (qualidade, quantidade etc.), produtos que necessitam reparos (recall), e produtos que o produtor assume a responsabilidade sobre o mesmo, após sua vida útil.

A segunda frente se refere ao fluxo de retorno de produtos que se destinarão basicamente a venda ou reciclagem, produtos que tenham sido originários do comércio, indústria, ou residências. Assim, podemos observar que o processo logístico não se encerra na entrega do produto ao cliente, consumidor, ou usuário, mas até o ponto que seu valor entra em fase de declínio para seu utilizador. Neste ponto o produto começa a ser tratado como sucata, lixo, dejeto, rejeito ou resíduo, e não mais como produto, diferentemente da utilização que tinha quando ele foi concebido e fabricado. Neste enfoque, a melhor solução na destinação dos resíduos é aquela em que o binômio meio ambiente e lucro estejam combinados de tal forma que tanto as diretrizes do meio-ambiente quanto o resultado financeiro sejam satisfatórios, consolidando esta visão com a visão de reciclagem.

O presente artigo busca mostrar oportunidades de redução de custos por meio do gerenciamento da cadeia de valor da empresa, com o desenvolvimento de todos os componentes. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de levantamentos em fontes secundárias, a qual compreendeu consultas em livros, artigos científicos, possibilitando uma visão geral de como as empresas administram a tarefa da logística reversa para obtenção de redução de custos e integração da logística reversa no conceito e operacionalização da logística convencional aplicada ao foco de reciclagem.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O QUE É A LOGÍSTICA REVERSA:

As atividades de logística reversa variam desde a simples revenda de um produto até processos que abrangem inúmeras etapas como: coleta, inspeção, separação, levando a uma remanufatura ou reciclagem. A logística reversa envolve todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais, na busca de uma recuperação sustentável. Como procedimento logístico, trata-se também do fluxo de materiais que retornam por algum motivo, devoluções de clientes; retorno de embalagens, retorno de produtos e/ou materiais para atender à legislação etc. A logística reversa não trata apenas do fluxo físico de produtos, mas também de todas as informações envolvidas nesse processo. Hoje, as definições de logística reversa dependem da companhia, ou do segmento da indústria que define esse conceito. Nas últimas décadas, a atenção dada à logística reversa cresceu bastante pelos mais variados motivos. Inicialmente a atenção a ela provinha de preocupações com meio ambiente e reciclagem, e com o passar do tempo, razões econômicas expressas pela competição e pelo marketing tornaram-se grandes responsáveis pelo desenvolvimento da logística reversa. O aumento de retornos pode ser facilmente notado em indústrias, processos de recall, termos de garantia, serviços de retorno, descarte adequado ao final da vida útil, e assim por diante.

O conceito de logística reversa foi evoluindo ao longo das últimas décadas, não só enquanto definição, como também no que diz respeito às atitudes e à sua abrangência; de seu início quando era vista apenas como uma distribuição passou a ganhar importância e a se fazer presente com mais responsabilidade em todas as atividades logísticas relacionadas aos retornos de produtos.

2.2 A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA:

A importância da logística reversa pode ser vista em dois grandes âmbitos: o econômico e o social. O econômico refere-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com