TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÕES POR MORGAN

Por:   •  28/4/2016  •  Dissertação  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Gareth Morgan nascido em 22 de dezembro de 1943 no país de Gales. Formou-se em economia(1965), pela faculdade de economia e ciência política da London School. Em 1990 ficou conhecido mundialmente pela obra imagens da organização sendo traduzida em cerca de 15 idiomas. Em 1983 sua empresa Infometria Limited, tornou-se uma das maiores empresas independentes de economia da Nova Zelândia.

O livro “imagens da organização” cita que existem varias visões de como gerenciar uma empresa, Morgan utiliza metáforas para mostrar visões de como administrar e planejar dentro de uma organização.

De acordo com o autor, as organizações como sistema político surge quando as pessoas têm interesses específicos, metas, valores, desejos e expectativas diferentes, com isso existem opiniões e atitudes divergentes, gerando os conflitos de interesses que é um fato natural dentro das organizações. Segundo Morgan as organizações como sistemas políticas podem ser entendidas por duas concepções como sistemas de governo e como sistemas de atividade políticas.

As organizações vistas como prisões psíquicas, segundo Gareth são organizações que não tem capacidade de estar mudando e inovando constantemente, são presos em suas idéias e pensamentos tendo medo de arrisca e investir em algo novo. O autor cita sobre o mito da caverna escrito por Platão, um filosofo grego, que tem a idéia de uma prisão psíquica onde as pessoas acostumaram com a situação e não questionavam sobre ir em busca de outras realidades. Ao contrário da visão como fluxo e transformação, que ver a mudança como um desafio e estimula aos seus empregados a enfrentar o novo. Nesse capitulo mostra quatro “lógicas de mudanças”. Sendo elas autopoiese, caos e complexidade, casualidade mútua e mudança dialética.

O autor faz uma análise das organizações como instrumentos de dominação onde buscam alcançar seus objetivos e planejamentos através do trabalho de muitos, se preocupando sempre com a produtividade e esquecendo-se da segurança e saúde de seus empregados. E muitas vezes usando e explorando seus funcionários, um exemplo citado no livro foi à construção da grande pirâmide de Gisé. O autor mostra as visões em base dos pontos de vistas dos sociólogos: Karl Marx, Max Weber e Robert Michels.

Nesse capitulo observamos que uma organização pode ter mais de uma visão de administrar, mostra também as diferentes maneiras de como gerenciar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com