TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM I – PROJETO MULTIDISCIPLINAR

OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

GLÁUCIO GOMES VAZ RA: 1842421

CURSO DE LOGÍSTICA

HORTOLÂNDIA – SP

2018

SUMÁRIO

Resumo ........................................................................... 3

1.Introdução ..................................................................... 4

2.Desenvolvimento ........................................................... 6

2.1 Os 10 mandamentos da boa Administração ............... 6

3. Considerações Finais ................................................... 16

4. Referências Bibliográficas............................................. 17

RESUMO

O artigo os 10 mandamentos da boa administração serve como base para realização do PIM, discorre sobre determinar a situação administrativa em que se encontram as empresas brasileiras. Identificando os requisitos necessários para a sobrevivência da empresa e as propostas as devidas soluções para fatores contraprodutivos. Relacionando o artigo com os conceitos das disciplinas que servem como base para a estruturação e o desenvolvimento do PIM. Disciplinas essas como Fundamentos da Administração, a administração trabalha com a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, seja recursos humanos, materiais e tecnológicos que serão guiados por pessoas de forma a atingir a eficácia e assim alcançar os objetivos; Comunicação Empresarial, a comunicação e a informação contem um papel importante no ambiente organizacional e Técnicas de Informática (TI) a tecnologia permite aos profissionais automatizarem muitas tarefas em uma empresa, desde as mais simples até as mais complexas.

Palavra Chave: administração, comunicação, TI.


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relacionar o artigo “Os 10 mandamentos da boa Administração” com as seguintes disciplinas, Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

O administrador usará os recursos disponíveis na empresa para que assim possa se atingir os objetivos, previamente estabelecidos, levando em consideração informações de outros profissionais. O administrador deve ponderar as consequências de suas decisões, seja em resultados positivos ou negativos em relação aos objetivos definidos. As funções de um administrador são desde o planejamento, ou seja, definir o objetivo e os recursos necessários, organizar, colocar em prática o que planejou, coordenar, a elaboração de planos e dividindo em setores e por fim, controlar avaliando se os resultados forma alcançados.

Chiavenato (1993) definiu administrar como:

Administrar nos dias de hoje significa fazer uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições e empresas e transformá-los em ação organizacional partindo das funções administrativas, ou seja, do planejamento, organização, direção e controle através do esforço de todos, realizado em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira mais adequada à situação.

A comunicação e a informação no ambiente organizacional possui extrema importância, pois desta depende a qualidade da imagem que a empresa irá possuir em meio à sociedade, mas deve ser considerando também a comunição dentro do próprio contexto organizacional, seja entre os colaboradores e principalmente entre os administradores e gestores da empresa. Pois por meio da comunicação é que os objetivos, podem ser definidos e assim, concretizados.

A Tecnologia da Informação (TI) atualmente no mundo, onde tudo acontece de maneira muito rápida, deve-se compreender a importância fundamental deste recurso dentro de uma organização. Essa tecnologia possibilita aos profissionais automatizarem diversas tarefas em uma empresa e ou setor, das mais simples as mais complexas. A empresa e o administrador devem ser capazes de compreender que essas ferramentas tecnológicas agregam valor aos negócios.

Essas três nichos de uma empresa, seja a administração, a comunicação e a tecnologia, precisam necessariamente ocorrer de maneira organizada e simultânea, para que a empresa de fato possa funcionar bem e assim, gerar lucros. Considerando que possíveis problemas em um deles ou em todos, impossibilitem o bom funcionamento da empresa, ou até mesmo a sua sobrevivência. Este trabalho irá também avaliar as varias formas de gestão, os diversos meios de comunicação que existem dentro de uma organização e a importância da tecnologia para as empresas.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

No desenvolvimento teórico, considerou levantar informações que eram de grande importância para a compreensão contextual da situação que se encontram o contexto da administração empresarial. Relacionando assim com o artigo “Os 10 mandamentos da boa Administração” com as seguintes disciplinas, Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

O profissional que atua na área de gestão deve possuir uma visão inovadora, afinal o administrador atua como um gestor de pessoas, seu papel a ser desempenho é o de promover o entendimento entre os lideres e as equipes de colaboradores, valorizando assim a equipe em um tom, e exercendo uma boa liderança, alcançando assim resultados positivos para a empresa. Para saber se o administrador tem desempenhando de maneira adequada, deve considerar se este assume a responsabilidade de orientar seus colaboradores na realização de suas atividades, na solução de conflitos interpessoais e inter-setoriais, promovendo assim, o envolvimento participativos de todos, no comprimento de objetivos e metas.

Na Apostila de Fundamentos da Administração, Santos define administração como:

“Consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longos prazos e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. As estratégias consistem na alocação dos recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação racional dos recursos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (564.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com