TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Contabilidade aplicada e pequenas e médias empresas

Por:   •  12/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de ciências sociais aplicadas

Departamento de ciências contábeis e atuariais

Disciplina de Contabilidade aplicada e pequenas e médias empresas

Professor Luiz Miranda

Discente Clarissa Gonçalves de Lira

Conforme pode ser percebido no episódio "Shuler's Bar-B-Que" da série "The profit", alguns dos problemas no negócio encontrados por Marcus foram: o fato do restaurante ser muito pequeno para a quantidade de clientes que tem; não aceitavam cartão de crédito; falta de eficiência no processo de servir comida; e falta de controle sobre o custo dos itens alimentares. Ao longo do episódio, algumas das soluções sugeridas e implementadas para melhorar o negócio foram otimizar o processo de pagamento para se livrar das longas filas de espera; aumentar um pouco o preço de uma refeição no Shuler's BBQ; e configurar o processo de pagamento com cartão de crédito; reduzir os custos com alimentos crus;

Sobre a questão dos custos, Norton Hughes (dono do negócio) estimou que seus custos com alimentos sejam em torno de 42%, quando deveria ser de cerca de 32%, e ao longo do episódio é constatado que eles são na verdade cerca de 60%. Marcus encontrou-se com o Norton para discutir os números e ficou alarmado com o fato de que seus custos com comida eram de 42%. Ele pensou que eles estavam pagando muito por isso e também não estavam cobrando os clientes o suficiente.

O contador da empresa poderia ter realizado o controle dos custos através da elaboração de uma lista com os custos e despesas, identificando custos fixos e variáveis, determinando os custos diretos e comparando custo direto com preço de venda para ver se o que você está gastando está compatível com o retorno financeiro que você está tendo. Em relação ao preço das refeições, o contador também poderia ter feito uma previsão de vendas, pois todas as despesas fixas e variáveis dependerão das vendas para serem saldadas. Mesmo sendo difícil, o cálculo do volume das vendas, poderá ter um grau confiável de precisão. Desse modo, a formação do preço de venda pelo contabilista deve ser feita a partir da apuração dos custos, pois o preço deve refletir o valor econômico percebido pelo cliente.

E sobre a forma de pagamento, o contador deveria ter visto que aceitar cartão deixou de ser uma opção para pequenas e médias empresas, pois é preciso expandir as opções de pagamento para a comodidade do cliente. O contador também poderia ter feito uma projeção do fluxo de caixa, pois tendo em vista a alta demanda por compras via cartão de crédito ou parcelamentos, e o próprio uso dos empreendedores de empréstimos e compras a prazo, uma projeção é necessária para mensurar as realidades financeiras futuras do negócio. Para projetar um fluxo de caixa contador deveria se basear em uma análise minuciosa dos dados passados, levando em consideração que, quanto mais realista for a projeção, mais eficiente ela será na organização das finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com