TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA ADOÇÃO DE CLOUD NAS EMPRESAS

Por:   •  27/5/2015  •  Monografia  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Nos últimos 20 anos podemos ver um grande avanço tecnológico, principalmente na área empresarial, o Cloud (computação em nuvem) surge com a possibilidade de ter armazenamento de dados infinito e rapidez no acesso.

No Cloud existem quatro tipos de modelos de implantação, nuvem pública, privada, comunitária e híbrida que estão descritas abaixo:

  • Nuvem publica
  • Nuvem hibrida
  • Nuvem privada
  • Nuvem comunitária

O ambiente do Cloud é composto por seis modelos de serviços:  

  • SaaS (Software as a Service)
  • PaaS (Software as a Service)
  • IaaS (Infrastructure as a Service)
  • DaaS (Development as a Service)
  • CaaS (Communication as a Service)
  • EaaS (Everything as a Service)

O trabalho visa desvendar os desafios encontrados ao introduzir o Cloud nas empresas e como superá-los. Tendo isso em mente este trabalho busca esclarecer duvida sobre o assunto e mostrar os benefícios que o Cloud tem nos trazendo nesses últimos anos.

  1. Historia do Cloud

O Cloud Computing já é uma realidade que não podemos viver sem, porém para prosseguirmos com o trabalho teremos que voltar um pouco no tempo e mostrar como surgiu o sistema para entender sua importância.

Para começarmos com a linha do tempo temos que responder certas perguntas como, por exemplo, como surgiu a tecnologia? Quem começou com o termo Cloud Computing? Como funciona esse sistema?

  1.  Conceito

“A computação em nuvem é um conjunto de serviços de rede, que proporciona escalabilidade, qualidade de serviço, infra-estrutura barata de computação sob demanda, que pode ser acessado de uma forma simples”. (ARMBRUST e t al, 2009).

Resumindo, o Cloud é um sistema de computação onde se pode armazenar, de certa forma ilimitada, com a velocidade aumentada e podendo acessar de varias formas diferentes e a qualquer hora do dia com facilidade, pois não é necessário acessar por programas específicos ou armazenar dados no hardwere.

2.2 Como surgiu o Cloud Computing

Alguns podem pensar que o Cloud começou em meados de 2000, porém a idéia primeiramente começou em 1961 com a citação: "Um dia a computação vai ser organizada como um serviço público, assim como o sistema de telefonia é um serviço público" (John McCarthy, 1961), mostrando que o pensamento do mundo globalizado por redes é muito mais antigo que se pensava, entretanto naquela época era conhecido como Computer Utilities e não Cloud Computing. 

Em 1969, Leonard Kleinrock, cientista chefe do ARPANET afirmou: "As redes de computadores estão em sua infância, mas a medida que crescem e se tornam sofisticadas, iremos ver a disseminação do computer utilities!". JCR Licklider também do projeto ARPANET sugeriu que em breve haveria uma “rede intergalática de computadores”.

      2.2.1 Computer Utilities

O sistema Computer Utilities tinha a idéia de vender a computação como um serviço usando os benefícios do computador ser pagar milhões para ter um computador em casa.

Com computadores lentos e fazendo uma atividade por vez a necessidade de ficar ´´online`` fez com que a procura de novas tecnologias e avanço dos computadores industriais ficassem mais domésticos, ou seja, acessíveis para todos.

     2.3 Termo Cloud Computing

O termo Cloud Computing foi utilizado pela primeira vez em 17 de Novembro de 1996 pelo executivo de marketing da Compaq chamado George Favaloro e o técnico chamado Sean O’Sullivan. Em 2006 o termo Cloud Computing ficou internacionalmente conhecido pelo CEO do Google, Eric Schmidt, que o utilizou durante o Search Engine Strategies Conference.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com