TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DE UMA EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  26/6/2016  •  Artigo  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 12

DESAFIOS DA GESTÃO DA EMPRESA FAMILIAR FRIGOFRIOS

Pedro Ivo Ferreira Monteiro

Prof. Teodomiro Fernandes da Silva

RESUMO

As empresas familiares apresentam características peculiares e a sua importância é inegável em qualquer economia, de tal forma que estudos referentes a esse tema são indispensáveis. Portanto, este artigo é fruto de um trabalho que tem por objetivo diagnosticar a gestão da empresa familiar FriogoFrios, localizada na cidade de Paulistana, estado do Piauí. Para tal realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa na coleta de dados, onde se utilizou questionários aplicados nas entrevistas realizadas com os proprietários e funcionários, bem como observações in loco. Concluiu-se que a empresa não apresenta um processo sucessório planejado e estruturado. Verificando-se também que a empresa não apresentava uma gestão empresarial bem definida, na qual os proprietários não tinham nenhuma qualificação formal no âmbito de gestão de empresas.

PALAVRAS-CHAVE: 1 GESTÃO DE PESSOAS. 2 SUCESSÃO. 3 CONTINUIDADE.

INTRODUÇÃO

O tema abordado são os desafios da gestão de uma empresa familiar no âmbito do processo sucessório, gestão de pessoas, visão do negócio entre outros, sendo adotado um estudo de caso da empresa FrigoFrios.

O objetivo desse estudo é mapear a maneira como é conduzida a gestão da empresa familiar FrigoFrios, em Paulistana – PI, bem como demonstrar como se dá o processo de gestão da mesma. Pretende-se pesar as perspectivas Empresa x Família, sendo levantados pontos de vulnerabilidade e pontos cruciais que assegurem sua continuidade.

Segundo Gonçalves (2000) a maiorias dos estudos sobre empresas familiares se preocupam, principalmente, com o processo de sucessão familiar, sendo isto considerado um dos fatores determinantes para a vida destas empresas. Existem várias maneiras de se realizar o processo sucessório, já que este processo é regido por variáveis que facilitarão ou não o processo, quais sejam: o momento em que for realizada a sucessão, a cultura da família e das pessoas envolvidas no processo.

Em nosso No trabalho serão abordados abordaremos, além do processo sucessório da empresa, faremos uma análise mais abrangente, buscando, através de observação in loco bem como entrevistas com proprietários e funcionários, apontar soluções de fácil adoção / implantação para que facilite o processo de gestão da mesma, sem prejuízo de nenhuma das partes patrão / empregado.

Este tema é considerado relevante e oportuno, visto que se trata de uma empresa que faz parte de um rol de inúmeras outras empresas familiares que movem a economia da cidade, cabendo afirmar ainda que o capital destas empresas têm um imenso valor histórico, político, social, no âmbito nacional.

1 CONCEITOS DE EMPRESA FAMILIAR

Segundo Vidigal (1996), com exceção das empresas criadas pelo governo, todas as empresas possuem um fundador ou pequeno grupo de fundadores em suas origens, sendo que estas foram objeto de herança de seus filhos, afirmando inclusive que cerca de 99% das empresas não estatais brasileiras foram familiares em suas origens.

Em sua maioria, as Empresas Familiares são oriundas de um empreendimento fundado por um proprietário ou casal proprietário, o qual é controlador. Neste momento o principal desafio é a escolha do caminho para consolidação do empreendimento como uma empresa sólida, visando a capitalização desta para que haja uma continuidade do negócio.

Graficamente podemos visualizar o conceito de empresa familiar da forma apresentada na figura abaixo (Figura 1).

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conceito-de-empresa-familiar/51036/

O conceito de empresa familiar também está relacionado com o desejo e/ou possibilidade de uma sucessão da propriedade para gerações futuras, sendo que se não houver essa possibilidade de transferência, esta não se configura como empresa familiar.

Para Lodi (1993), empresa familiar é "aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada ao fator hereditário e onde os valores institucionais da firma se identificam com um sobrenome de família ou com a figura do fundador".

Diante dos conceitos supramencionados, chegamos ao seguinte conceito: Empresa familiar é toda empresa cuja origem se deu através de um fundador ou pequeno grupo de fundadores da mesma família, a qual trabalha a possibilidade / desejo de continuidade, tendo como fator determinante para escolha do sucessor a hereditariedade.

1.1 CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES

Na medida em que as gerações se sucedem, o grau de complexidade das empresas familiares aumenta, tendo em vista que cresce a possibilidade de ocorrerem conflitos de interesses, pois, a princípio, aumenta-se progressivamente o número de proprietários, diminuindo a proximidade entre os mesmos.

As empresas familiares podem ser classificadas em diversos tipos, sendo esta classificação norteada pelo foco da análise e dos critérios a serem utilizados. No quadro 1 apresentamos uma síntese dos principais tipos encontrados.

Desta forma, de acordo com Lethbridge (1997), citado por Moreira Júnior e Bortoli Neto (2007), podemos classificar as empresas familiares em três tipos: tradicional, híbrida e de influência familiar. As tradicionais predominam sobre as demais, sendo aquelas que têm capital fechado, controle financeiro e administrativo exercido exclusivamente pelos familiares. As híbridas têm capital aberto, com controle exercido pela família, todavia dirigidas por gestores profissionais. E por último as empresas de influência familiar, cuja maioria das ações são controladas por terceiros, mas por possuir isoladamente parcela significativa das ações, estas mantêm o controle estratégico da organização, ainda que não participe da administração direta.

Bueno, Fernández e Sánchez (2007), classificam as empresas familiares em três tipos, considerando aspectos sócio-demográficos, geração ocupante do poder e vínculo da família com a empresa.

Na classificação realizada com base nos aspectos sócio-demográficos, observa-se fatores como idade da empresa, ramo de atividade, forma jurídica e mercado geográfico, sendo relevante se observar que o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com