TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS PARA O ALUNO COM SURDEZ E O PAPEL DA FAMÍLIA OUVINTE.

Por:   •  22/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

OS DESAFIOS NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS PARA O ALUNO COM SURDEZ E O PAPEL DA FAMÍLIA OUVINTE.

Gabriela Nascimento Costa¹

Mateus S.A. do Nascimento²

RESUMO: Esta pesquisa aborda o estudo da importância da Libras como principal canal de comunicação usada por parte das pessoas para a interação com os demais surdos e não surdos. Ainda nos anos 90, o sistema educacional iniciou o processo de inclusão nas escolas e desde então este processo para que um deficiente auditivo tenha sucesso na aprendizagem de Libras enfrenta vários impasses em seu percurso. Frente a essas ponderações, o objetivo deste artigo é discutir os desafios do processo de ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais pelo aluno com surdez no seu processo comunicação e de aprendizagem dentro e fora da escola e analisar quais dificuldades da família do surdo para a realização do diálogo ou algum outro modo de comunicação entre ambos. Esse estudo se insere no campo das pesquisas bibliográfica, descritiva e qualitativa, com artigos científicos e obras referentes à temática para o aporte teórico.

Palavras-Chave: Libras. Surdez. Inclusão. Ensino da Língua. Comunicação.

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, sabe-se que existem pessoas com diversos tipos de deficiência e que sofrem com exclusão social em sua comunidade por estigmas de incapacidade. Essa discriminação não é atual, pelo contrário, a exclusão vem desde as primeiras civilizações em que portadores de deficiência ou necessidades especiais eram considerados amaldiçoados e condenados a morte.

Essas ideias se perpetuaram nas gerações seguintes e hoje essa exclusão é praticada de outra forma, o exemplo do descaso com deficiente físico ou mental em espaços públicos como a questão da acessibilidade de entrada e garantia de vagas no mercado de trabalho.

Para que esse pensamento preconceituoso e retrógrado que marginaliza os portadores de deficiência se transforme em um processo de uma sociedade inclusiva, é necessário iniciar este processo na escola, em que os demais estudantes tenham mais contato e conviva em todos os ambientes com as mesmas atividades, para os portadores de deficiência essa atividade será adaptada para a sua necessidade e os espaços adaptados.

Leis como Lei nº 9394/96 – LDBN - Educação Especial, Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial, Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, Decreto nº 5.626/05 - Regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a da Acessibilidade, garantem direitos e regras básicas para as pessoas com algum tipo de deficiência a serem inclusas na sociedade como indivíduos capazes apenas com limitações como qualquer outro e qualidade de vida.

A educação especial é organizada nas escolas para atender alunos com determinadas deficiências que permite fazer estímulos e adaptações para a aprendizagem de portadores com deficiência. Não existe discriminação ou exclusão para a educação. Educar é oportunizar e dar acesso ao conhecimento para formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres, críticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com