TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM TDAH.

Por:   •  8/12/2019  •  Artigo  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM TDAH.

Roberta Alves de Ramos¹

Vera Lucia de Siqueira Mietto²

                                                                         

                                                        

                                                                                               

Niterói  RJ

2016


Roberta Alves de Ramos¹

Vera Lucia de Siqueira Mietto²

 

A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM TDAH.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. CENSUPEG - Centro Sul Brasileiro de Assessoria Em Cursos de Pesquisa Extensão e Pós Graduação, orientado pela professora Vera Lucia de Siqueira Mietto

Niterói - RJ

2016

Resumo: Este artigo tem como proposta refletir sobre a importância das Funções Executivas para que o aprendizado aconteça em pessoas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois tem sido um dos principais causadores do fracasso escolar. Trazendo também uma discussão sobre os processos executivos e os reflexos em seu dia a dia.

Palavras-Chave: Transtorno do Déficit de Atenção, Funções Executivas, Aprendizagem, Neurotransmissores.

Abstract: The purpose of this article is to reflect on the importance of Executive Functions for learning to occur in people with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), as it has been one of the main causes of school failure. Bringing also a discussion about the executive processes and the reflections in their day to day .  

Keywords: Attention Deficit Disorder, Executive Functions, Learning, Neurotransmitters.

INTRODUÇÃO

        O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico e de origem genética, que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

         A dificuldade em manter a atenção concentrada é a principal característica do TDAH, esse problema se origina na estrutura cerebral chamada Lobo Pré-Frontal, que é responsável pelas Funções Executivas que englobam: o Controle Inibitório; a Atenção Seletiva; a Memória de Trabalho; o Planejamento e a Flexibilidade Cognitiva.

        Quando ocorre algum problema nessa área cerebral a pessoa passa a ter inúmeros problemas principalmente em focar a atenção e consequentemente dificultando seu desempenho na vida escolar.

        É importante deixar claro que o TDAH não é um problema de aprendizado, e sim um problema que prejudica a aprendizagem, pois quando não conseguimos focar nem nós organizarmos com certeza teremos problemas de tanto no âmbito escolar com no convívio social.

[pic 2]

http://caosnaharmonia.blogspot.com.br/2015/04/as-quatro-funcoes-executivas.html

FUNÇÕES EXECUTIVAS E TDAH

Segundo a Dra. Cacilda Amorim

“O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.


        O disfuncionamento executivo é a característica central do TDAH, vários especialistas no assunto acreditam que este é o princípio fundamental desse transtorno, partindo desse pressuposto o eixo do TDAH seria com problemas no autocontrole (controle inibitório).

        O déficit de atenção é visto como uma falha na modulação da atenção, pessoas com TDAH em geral tem dificuldades em se concentrar e prestar atenção em assuntos que não sejam do seu interesse, porém quando o assunto é de seu interesse eles conseguem focar intensamente chegando a um hiperfoco.

Assim como a distração, o hiperfoco é resultado de níveis baixos de dopamina, um neurotransmissor que é ativo nos lobos frontais do cérebro. Com essa deficiência de dopamina fica difícil um controle para enfrentar as tarefas chatas, mas necessárias da vida.

“ Se eles estão fazendo algo que gostem ou achem psicologicamente recompensador, eles tendem a persistir neste comportamento por mais tempo que os outros, que normalmente já teriam passado para outro assunto. O cérebro da pessoa com TDAH é ligado a atividades que dão recompensa imediata.”

No aspecto neuroquímico, o TDAH é caracterizado como um transtorno no qual os neurotransmissores funcionam em baixa atividade. A ênfase está na desregulação central dos sistemas dopaminérgicos e noradrenérgicos que controlam a atenção, organização, planejamento, motivação, cognição, atividade motora, funções executivas e trabalham o sistema emocional de recompensas. 

[pic 3]

http://images.slideplayer.com.br/3/1269353/slides/slide_26.jpg

[pic 4]

http://pt.slideshare.net/carlafono/transtorno-de-dficit-de-ateno-e-hiperatividade-14545537

FUNÇÕES EXECUTIVAS

        Nós necessitamos de um conjunto de habilidades para dar conta da nossa vida, como: Planejar, gerenciar o tempo, organizar, estabelecer os objetivos, controlar as emoções e a impulsividade, entre outros. Esse conjunto de habilidades são denominados de Funções Executivas.

         “Comandar” (Administrar) e “Controlar” (Conduzir)  são fundamentais para conduzir todas as habilidades cognitivas, sendo utilizadas para enfrentar as necessidades práticas da vida. Tendo assim um bom relacionamento em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (508.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com