TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO

Com o avanço das novas tecnologias, tornou-se cada vez menor à distância e a troca de informação entre as pessoas, formando uma rede global, onde é possível haver comunicação entre qualquer ponto do planeta, interligando as fronteiras, e fazendo que as pessoas mudassem o seu modo de pensar, sobre diversos aspectos e consequentemente mudando o comportamento das pessoas enquanto cidadãos.

A mesma Globalização que conecta o mundo, também mostrou um lado negativo. Com tanta troca de informações, conteúdos, giros de produção e de mercado, perdeu-se o controle dessas informações, como afirma Baumann (1999), quando o mesmo descreve a globalização sendo um fenômeno “de caráter indeterminado, indisciplinado e de autopropulsão dos assuntos mundiais”. Outra consequência desce processo é a desigualdade marcada por dois lados, sendo os países desenvolvidos que maximizam os seus ideais, e os países menos desenvolvidos que arcam com a consequência desse processo.

De acordo com Stahlhöfer e Souza (2013),

“percebe-se, por tanto, que a globalização é um processo que interliga os estados através das relações do capital, da produção, do comércio, não ficando subsumido tão somente a questões territoriais ou de fronteiras”.

Além disso, a internet foi uma condição para que esse processo de globalização ocorresse, mesmo que o seu intuito inicial, era apenas troca de informação no departamento de defesa americano na época da guerra fria, tendo o seu ciclo de desenvolvimento iniciado em meados de 1990.

Com o desenvolvimento dessa ferramenta, houve a substituição dos métodos antigos de comunicação, onde existia apenas um emissor, para vários receptores (leitores ou telespectadores). Com a interligação entre fronteiras proporcionada pela internet, proporcionando assim a interligação entre as pessoas, de diversos países, não sendo ambas apenas receptoras, e sim também se tornando emissoras.

Tendo em vista que ser cidadão é gozar dos seus direitos civis, políticos e sociais (STHLHÖFER; SOUZA, 2013), a internet possibilita que seja possível a população expressar suas ideias, possibilitando assim, discussões, troca de experiências e denúncias a níveis mundiais.

Assim é possível concluir que a internet une diversas pessoas, em prol de diversas causas, havendo assim um intercâmbio de informações, para que haja um questionamento quanto ao campo social posto por cada estado, onde cada cidadão vive, movimentando assim o fenômeno da globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (6.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com