TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  10/6/2019  •  Monografia  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO

Para que se tenha sucesso na transmissão de uma mensagem, é preciso entender alguns elementos básicos da comunicação, tais como de acordo com Amaral (2018):

Emissor ou destinador: É a quem se destina a mensagem, sendo uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição e outros.

Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal.

Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons e outros. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e receptor.

Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

Mensagem: É o objeto da comunicação. É constituída pelo conteúdo das informações transmitidas

Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem.

Ruído: É qualquer elemento que interfere e atrapalha no contexto da comunicação.

Intercalando estes elementos e evitando os possíveis ruídos o emissor consegue emitir para o receptor a sua mensagem.

São necessários cada elemento citado acima na comunicação, pois não basta somente à pessoa falar ou escrever, temos que colocar em prática o ouvir antes de falar, entender o ponto de vista da outra pessoa e saber se realmente ela entendeu o que lhe foi solicitado naquele momento, sem esses elementos pode haver falhas na comunicação e gerar transtornos entre os envolvidos tais como erros no processo produtivo.

Para TAMEIRÃO (2006 apud PINHO 2018)

“O processo de comunicação ocorre no momento em que o emissor emite uma mensagem ao receptor, por intermédio de um meio, através de um canal. O receptor decodificará a mensagem que pode chegar até ele com algum ruído (bloqueio, filtragem) e, então, a partir daí, produzirá o feedback, a resposta àquilo que lhe chegou.

A maior dificuldade nas comunicações é a interpretação do que se fala, e ter a humildade de perguntar outras vezes para se ter certeza do que se foi solicitado.

Existem várias causas que dificulta a êxito de uma mensagem dita da parte do emissor que

Pode ser visto com:

“A incapacidade do emissor na escrita para expor o próprio pensamento, a falta de coerência de frases ou pensamento, intromissão de opiniões, uso de termos técnicos e desconhecidos do receptor, ausência de manifestação evidente da linguagem afetada entre outras

É da parte dos receptores problemas irrelevantes:

O nível de conhecimento insuficiente para a compreensão da mensagem, falta de experiência, falta de imaginação, ausência de atenção, falta de disposição para entender.

“Para aprimora a comunicação empresarial recomenda-se atenção e as habilidades técnicas e atitudes.” (MEDEIROS, 2010)

São vários os fatores responsáveis para que uma mensagem seja entendida e o seu objetivo alcançado, um destes é minimizar os ruídos que são os responsáveis por atrapalhar um diálogo. Também deve ter atenção com as frases ambíguas evitando o entendimento contrário do transmitido, outro fato importante em uma comunicação é saber filtrar os termos utilizados para cada público alvo e fazer uso da empatia.

Em fim, comunicação não é apenas passar uma informação á alguém, e sim fazer com que a mensagem transmitida seja compreendida pelo receptor.

3.2 - ENTENDENDO SOBRE MANUTENÇÃO

Manutenção pode ser definida como o conjunto de ações realizadas para manter o bom funcionamento de algo, através de reparos, substituições de peças, consertos e outros. O intuito do setor de manutenção dentro de uma indústria é manter as máquinas e equipamentos em condições de uso, para que possa ter uma estabilidade na produção.

Na atualidade a manutenção é tão importante quanto à operação, pois é o processo que dá apoio e suporte em todos os aspectos, com a evolução do mundo e a constante mudança da manufatura o homem fica cada dia mais dependente de máquinas para execução dos serviços.

Para Moreira Neto (2018),

“No final do século passado, a Manutenção passou a ter uma importância em grau equivalente ao que já vinha sendo dado à Operação. Em consequência, o PCM, (assim como a Engenharia de Manutenção), passou a desempenhar importante função estratégica dentro da área de produção, através do registro das informações e da análise de resultados, auxiliando os gerentes de Produção, Operação e Manutenção na tomada de decisão. ”

Desde então a manutenção deixou de ser apenas medidas de correções e passou a ser um setor que controla as suas variáveis, com indicadores e registros específicos que auxiliam nas tomadas de decisões e no controle de estoque.

3.2.1 - TIPOS DE MANUTENÇÃO

Existem vários tipos de manutenção, cada uma com sua finalidade específica para tornar o controle dos equipamentos e do tempo dos profissionais da área mais eficaz, a seguir vamos definir os dois tipos mais conhecidos e aplicados no ramo industrial.

3.2.2 - Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é a ação para a corrigir falhas que prejudica o desempenho e funcionamento de uma máquina, sendo assim, a manutenção corretiva nem sempre será uma emergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com