TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO DE ENSINO TECNICO SÃO CARLOS

Jaqueline Cristina

Laís Araujo

Leonardo Barbosa

Pâmela Souza

Raynara Fernanda

RELATÓRIO

Itabirito

2013

A Prefeitura Municipal de Itabirito através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizou no dia 27 de outubro às 20 h, no Salão dos Ferroviários, palestra o turismo na região do rio das velhas  proferida pelo apresentador e historiador  Otávio di Toledo,reuniu aproximadamente 100 pessoas.

A palestra teve como público-alvo prefeitos, secretários e funcionários municipais, empresários ligados direta ou indiretamente ao turismo,empresas que atuam no setor e a comunidade.No decorrer da palestra, foram mencionados os temas: História do Turismo no mundo e no Brasil; o turismo em si no mundo e no Brasil, Estados Unidos, Europa; destinos de sucesso, destinos em decadência, fidelização, o turismo no região do rio das velhas  e novos caminhos.

Otavio di Toledo  destacou a importância desta palestra para a cidade, o mesmo disse que o turismo muda a vida de uma cidade, e se realizado de forma sustentável só trará benefícios para o local e sua população”. Ele se mostrou bastante indignado com a situação do turismo no nosso estado,pois não tem nenhuma iniciativa do governo federal e principalmente do estadual.

 Um exemplo que foi citado de cidade em decadência foi a famosa Ouro Preto que antes recebia vários turistas e hoje em dia tem que concorrer com varias outras cidades por conter mais atrativos como em Caldas Novas que tem águas quentes naturais.Um fator que contribuiu para essa situação foi a falta de criatividade , preparo  e marketing,pode –se reverter esse quadro regastando tudo isso que já foi citado.

O palestrante mencionou vários temas como as grandes navegações dos séculos XVI a XIX (dezesseis a dezenove), a Revolução Industrial, viagens aéreas, agências e o turismo na Copa do Mundo de 2014.

Citou também a necessidades dos hotéis tantos urbanos quanto rurais,restaurantes agencias de viagens e ate mesmo o poder publico se unirem para favorecer o turismo em Itabirito que tem um  grande potencial turístico por conter hotéis,restaurantes,museu vivo,cachoeiras entre outros lugares a serem visitados com vistas maravilhosas.

O evento foi abrilhantado com  o lançamento do livro "Histórias do Alto do Rio das Velhas" do escritor João Oliveira Gomes" que contou suas historias,  inspirações  e desafios para compor o seu livro e  teve  também a exposição  e venda de quadros da artista plástica Suely Chequer Chamoni que se inspirou para pintar seu trabalho a obra de seu marido, João Oliveira Gomes que é um grande parceiro do Otavio.

Foi distribuídas no final da palestra cachaças da região do Acuruí,fomos presentiados também com uma deliciosa recepção ,que continha até a comida típica que é o Pastel de Angu,que se da ao nome de uma tradicional Festa do município de Itabirito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com