TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇAO

Por:   •  26/9/2022  •  Monografia  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

        1  FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇAO

        Administrar é o processo de tomadas de decisões, para que proporcionem os melhores resultados para a empresa ou resultados pessoais.

Segundo Chiavenato (2007, p.3) “Administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios de se que dispõe. Fazer maravilhas com os recursos e competências disponíveis”.

         Conforme o site, a administração e representação do Itaú Unibanco são compostos por 5 a 30 membros, compondo-se por diretor presidente, diretor geral, diretor vice-presidente, diretor executivo e diretor.

1.1 Dados e fatos relevantes da organização

        O Unibanco foi fundado primeiro, por Joao Moreira Salles e era chamado de “Casa Moreira Salles” em 1924, a princípio era um centro financeiro e cafeicultor da época, se tornando banco depois.

O Itaú nasceu 20 anos depois, nos anos de 1943, com o nome “Banco central de credito S.A”, criado por Alfredo Egydio de Souza Aranha.         

Em 2008, aconteceu a fusão do Banco Itaú com o Unibanco, dando origem ao maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco S.A. (ITAÚ, s/d)

[pic 1] 

1.2 Natureza e ramo de atuação

Conta corrente, cartões, renegociação. Empréstimos, financiamentos, investimentos, consorcio, seguros e câmbio.

         

        1.3 Faturamentos e o porte da empresa 

         Segundo o BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), a classificação de porte da empresa é feita conforme a Receita Operacional bruta (ROB), com isso é considerada grandes empresas aquelas que possuem renda operacional bruta anual maior que 300 Milhões. Para o faturamento anual bruto, deve ser considerado o montante anual faturado pela matriz e suas filiais. De acordo com o site Uol economia o “Lucro anual do Itaú no quarto trimestre de 2021 o lucro líquido recorrente gerencial foi de R$ 7,159 bilhões “.

 

        1.4 Composição da força de trabalho 

        De acordo com o site do Itaú, o banco atua com 90.000 mil colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com