TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.274 Palavras (26 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 26

UNIP

Universidade Paulista

 

Adriano Santos Rocha (D320700)

Lidiney Marcelino Santos (D412701)

Mariana Carla dos Santos (N752CD9)

Nicoly Paiva do Espirito Santo (D188DH3)

Robson Lopes Medeiros (D377CJ0)

Winner Rocha Ramos (D26DGG2)

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I

KLABIN S.A.

São Paulo

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        3

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        7

ECONOMIA E MERCADO        9

RECURSOS MATÉRIAIS E PATRIMONIAIS         10

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        10

MATEMÁTICA APLICADA         20

CONCLUSÃO         23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _        24


RESUMO

        A Klabin, empresa brasileira fundada em 1899, é a maior produtora e exportadora do Brasil em papéis, embalagens e celulose, com 17 unidades em território nacional e uma na Argentina.

        Empresa dividida em quatro áreas de negócio, sendo elas, florestal, celulose, papeis e conversão, estando presente no dia-a-dia das pessoas, com suas embalagens e seus sacos industriais que oferecem proteção e segurança a alimentos, produtos de higiene, produtos químicos, entre outros.

Voltada para o desenvolvimento com compromisso ambiental, a organização está sempre em busca de parceiros que valorizem os mesmos princípios, ética e transparência. Geradora de em média 16 mil empregos diretos e indiretos, sempre investe no desenvolvimento das pessoas, promovendo-as segurança.

Essa é a Klabin, uma empresa visionária, atenta a todos os detalhes que podem de alguma maneira trazer mais qualidade e benefícios para a vida das pessoas e do meio ambiente.


INTRODUÇÃO

Pretendemos com este trabalho estudar a estrutura administrativa da organização Klabin S.A, baseando-se nas disciplinas aplicadas durante o primeiro semestre do curso de gestão financeira. Para demonstrarmos o grau de aprendizado que obtivemos durante esse período e ao mesmo tempo aplicarmos o conhecimento através das pesquisas realizada durante o trabalho.

O estudo obteve informações sobre a empresa através do e-mail e pelo site da mesma. Sendo escolhida com orgulho pela sua consciência ambiental e eficiência em ser indispensável e sutil no nosso cotidiano, trazendo-nos conforto e certeza de que estamos usufruindo de sua responsabilidade social e inovação

Ao final, o leitor conhecerá a empresa estudada e seus produtos, apresentados tanto em âmbito nacional como estrangeiro.


Fundamentos de Administração

Em mais de cem anos de história, a Klabin já passou por diversas transformações e inúmeras conquistas. Nesta linha do tempo, destacamos os principais fatos marcantes ligados à Klabin S.A. Uma empresa que, desde a chegada de seus fundadores ao Brasil, acredita e investe no futuro, com foco no desenvolvimento sustentável.

O Conselho de Administração é composto por 13 membros efetivos e 13 suplentes, eleitos em Assembleia Geral, sendo cinco independentes. O mandato é de um ano, sendo permitida a reeleição. Ao Conselho de Administração cabe o estabelecimento de estratégias de longo prazo e a tomada de decisões. O presidente do Conselho não exerce função executiva na companhia.

O Conselho Fiscal é formado por cinco membros efetivos e cinco suplentes, é responsável por avaliar as demonstrações financeiras, identificar oportunidades de redução dos custos tributários e propor, quando possível, soluções aos impactos e às contingências impostos pela legislação e por normas fiscais vigentes. Os conselheiros fiscais são eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.

A Diretoria é constituída por quatro diretores, sendo um diretor-geral (CEO) e três diretores (Financeiro e de Relações com Investidores; Tecnologia & Unidade Celulose; Industrial Papéis; Conversões e Florestal), eleitos pelo Conselho de Administração. Eles têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição, e são responsáveis por executar as deliberações do Conselho de Administração e pela gestão do dia a dia dos negócios.

O ano de 2015 foi fundamental para a Klabin concretizar um grande sonho. Avançar com as obras da nova unidade puma, em Ortigueira, no Paraná, dentro do ritmo e dos investimentos programados, os maiores da história da empresa. Chegaram ao final de 2015 com 95% das obras da fábrica de celulose concluídas e 77% do desembolso financeiro realizado. Graças a esse desempenho e ao trabalho de todos os colaboradores, direta e indiretamente envolvidos no projeto, deram a partida na operação em março de 2016, com a produção do primeiro fardo de celulose, cumprindo o prazo e o orçamento previstos.

A excelência e a visão de futuro expressas nos resultados destacados acima são atributos constantes na história de 117 anos da Klabin. Tão importante quanto eles são a atenção à sustentabilidade como aspecto fundamental da empresa, inscrito nos compromissos sociais e ambientais propostos por instituições reconhecidas e aos quais aderiram voluntariamente. Um desses compromissos é o pacto global, uma mobilização empresarial internacional em busca de uma economia mais sustentável e inclusiva, com o respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU).

A empresa adota práticas de governança corporativa e aquelas recomendadas e/ou exigidas pela legislação, incluindo o Regulamento de Listagem do Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa, bem como o Código ABRASCA de Autoregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas.

A decisão acerca de todas as operações com partes relacionadas da empresa é submetida à apreciação dos seus órgãos de administração, conforme competência descrita pelo Estatuto Social da mesma.

Havendo possibilidade de conflito de interesses entre as matérias sob análise e algum membro dos órgãos deliberativos, o respectivo membro deve abster-se de votar, ficando a decisão cabível aos demais membros que não possuem qualquer relação com a matéria em exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (389.7 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com