TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE JUIZ DE FORA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RENATA A. CORRÊA MAGALHÃES

HOLOCRACIA - RESENHA

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1º PERÍODO

JUIZ DE FORA

2014

RENATA A. CORRÊA MAGALHÃES

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1º PERIODO

Trabalho da matéria de Fundamentos da Administração sobre artigo sobre Holocracia “Vamos acabar com os chefes! O fim da hierarquia e outras 6 propostas inovadoras que estão mudando a forma de trabalhar” revista Você S/A de abril de 2014, para ser entregue como método avaliativo no período em curso.

JUIZ DE FORA

2014

HOLOCRACIA

Texto: “Vamos acabar com os chefes! O fim da hierarquia e outras 6 propostas inovadoras que estão mudando a forma de trabalhar”.

O que estamos vemos hoje em termos de empresas é uma mudança radical de cenário, onde víamos a estrutura hierárquica bem definida em sua forma vertical ou piramidal, em que o poder vinha de cima para baixo: o executivo sênior definindo metas, os executivos médios a estratégia para alcança-las, a diretoria definindo táticas a serem adotadas, a gerência operacionalizando-as  e o nível operacional apenas executando, hoje estamos acompanhando uma nova realidade, em que o funcionário se torna mais ativo e envolvido na empresa.

É certo que as empresas estão cada vez mais preocupadas com seu maior recurso, que é o recurso humano (consciência que não existia), afinal de contas dependerá dele o resultado final satisfatório ou não. Existe ainda a necessidade a necessidade de atendimento rápido e eficiente às exigências e demanda do mercado, dificultado pela complexidade dos processos das empresas, devido ao esquema hierárquico convencional.

Surge então um novo modelo de gestão onde o objetivo é que o funcionário sinta mais prazer no trabalho e assim produza mais e melhor. Esse modelo visa acabar com os graus hierárquicos, desmanchando a estrutura vertical (pirâmide), para uma estrutura mais horizontal, os funcionários se organizam em círculos de trabalho dividido de acordo com a tarefa de cada, porém com múltiplas funções e mais poder para tomadas de decisões. Essa gestão elimina a hierarquia, não se tem mais chefes, tudo é decidido entre os círculos, onde o consenso é quem manda, é chamada Holocracia.

Já podemos acompanhar algumas grandes empresas adotando essa forma de administração, são empresas que decidiram inovar e acreditam que o funcionário assimilando bem que ali na empresa ele é o seu próprio gestor, ele vai quere contribuir mais, ter mais iniciativas e ser mais útil.

Por outro lado é preciso estar atento quanto à falta de “promoções” gerada por esse método, já que o ser humano é sempre motivado pela possibilidade de crescimento e isso é algo que pode comprometer o êxito desse processo, é preciso vislumbrar um meio de valorizar aquele empregado que tem se destacado no grupo, com aumento salarial ou uma forma de promoção, mas tudo dentro dos círculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com