TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL................................................4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................6

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos nas disciplinas estudadas no semestre, bem como aperfeiçoar-se nessas áreas, através da pesquisa e do estudo.

Como base para a elaboração da produção textual, será realizada a leitura do texto de Alexandre Barbosa Fraga: “DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA”.

        No âmbito, da busca por eficiência, modernidade e agilidade as empresas estão procurando mão-de-obra especializada e melhor preparada para o mercado de trabalho, disponibilizando aperfeiçoamento das pessoas que tem um ideal para conquistar com o crescimento profissional, trazendo até eles um modelo de gestão informatizado onde a máquina sobe o comando do homem, reduz o tempo de produção e agiliza os negócios.


  1. DESENVOLVIMENTO

Gestão e administração são palavras comuns, não apenas no meio administrativo, mas também por todas as pessoas. Pode-se colocar a gestão como mais o apropriado para ação sobre o bem privado e a administração, para o bem público. O termo gestão vem se destacando no Brasil e no mundo, já é evidenciado que gestão e administração andam juntas, mas cada uma com a sua função. Porém, um bom gestor leva as informações ao administrador, que por sua vez toma as decisões.

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

        Henry Ford (1863 – 1947), mecânico, tinha como objetivo transformar um produto artesanal em produto popular. Promoveu a produção em massa e sobre um automóvel de preço acessível, desafiou a organização a fazer com que os custos fossem baixos para garantir aquele preço.

        Ford se tornou o percursor da Administração e deixou grandes teorias, como por exemplo, o Sistema Fordista, que possui três aspectos básicos: A progressão do produto, através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua; O trabalho é entregue, em vez de deixar o cliente ir buscá-lo; As operações são analisadas em seus elementos constituintes.

Para conseguir essa produção em massa e o trabalho ritmado, coordenado e econômico, Ford adotou três princípios básicos.

1- Princípio da Intensidade: diminuir o tempo de produção, utilizando equipamento e matéria prima adquiridos e o produto sendo colocado no mercado com rapidez.

2- Princípio da Economicidade: reduzir o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo a venda acontecer antes do pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida.

        3- Princípio da Produtividade: aumentar a produção por meio da especialização e da montagem, valorizando mais o operário, despertando nele a vontade de trabalhar.

As empresas atuais também objetivam a rápida produção, economia e lucro. Atualmente há uma instabilidade no emprego, pois são muitas as mudanças que ocorrem diariamente, como novas formas de gestão, sofisticação da tecnologia, maior exigência de escolaridade e experiência.

         Um assunto que pode-se destacar é um outro modo de trabalho, conhecido como trabalho informal, aquele sem registro na carteira de trabalho, como os vendedores ambulantes, por exemplo. Esse modelo informal também segue o fordismo informal: setor de serviços, economia, venda em massa e é claro, subemprego usado enquanto não se encontra um emprego melhor.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

O final do século XX ficou marcado pelo crescimento do processo de globalização, a velocidade com que evoluiu a tecnologia, principalmente a informática, melhorando a qualidade de serviços nas diversas áreas de conhecimento, com grande rapidez e precisão de dados.

                       O aparecimento de uma linguagem universal, no seu sentido amplo, é um dos aspectos mais importantes da globalização. O inglês acabou fixando-se nessa linguagem, envolvendo, também, a padronização das palavras e dos conceitos sociais. O que tornou ainda mais fácil os estudos e o aperfeiçoamento dos futuros trabalhadores, afinal, os empresários estão cada vez mais exigentes.

Falando nos empresários, eles almejam o sucesso de sua empresa, mas para que ele seja alcançado é necessário que bons funcionários façam parte do negócio. E esses bons funcionários, que dedicaram sua vida se aperfeiçoando, permanecerão nesse trabalho se forem valorizados, como defendia Ford.

Uma empresa que pode ser citada por adotar o fordismo é McDonald’s. A organização visa atender a qualquer pedido em 60 segundos. Há um controle de tempo, uma produção e venda em massa. McDonald’s é a segunda maior rede no mundo de fast food, e está inserida em 120 países, com cerca de 34 mil lojas pelo mundo. A rede se destaca pela qualidade dos produtos e atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com