TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  18/10/2015  •  Ensaio  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

AMANDA DE FÁTIMA RIGO

Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas : Fundamentos e Teoria Organizacional Orientadores: Prof. Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H Manganotti/Suzi Bueno Comunicação e Linguagem Orientadores: Prof. Antonio Lemes Guerra Júnior Homem, Cultura e Sociedade Orientadores: Wilson Sanches/Maria Eliza Pacheco/Edson Elias de Morais Comportamento Organizacional Orientadora: Ana Céli Pavão

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 8

2.1.1 OS PRINCIPIOS DE FORD 8

2.1.2 PRINCIPIOS DE ECONOMICIADE 8

2.1.3 PRINCIPIOS DE PRODUTIVIDADE 8

2.1.4PRINCIPIOS DE INTENCIFICAÇÃO................................................9

2.1.5 OTEMPO É UM DOS FATORES DO FORDISMO..........................9

3.0 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 10

3.1 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE 11

4 CONCLUSÃO......................................................................................12

5 REFERENCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado neste trabalho são as mudanças provocadas no mundo e nas empresas, antes e depois do Fordismo, veremos sobre produção em massa produção flexível as mudanças nas empresas usando exemplos de antes e depois do Fordismo que estão presentes na sociedade atual, em parte do setor informal e de serviços.

Veremos também a importância da comunicação e da linguagem que está presente no nosso dia a dia e quase deixamos passar despercebidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Em um amplo estudo sobre o tema proposto onde podemos observar o Fordismo fora das empresas, vemos que no mundo profissional de serviços o fordismo é aplicado com muita clareza.

Em um passeio no shopping por exemplo podemos observar um trabalho fordista as redes de fast foods são os maiores exemplos para esse conceito.

Mesmo que ao falarmos em fordismo logo imaginamos uma empresa com um controle rígido e sistemático de trabalho, hoje observamos claramente um novo tipo de fordismo, o fordismo informal.

Há uma contrariedade no fordismo entre capital e trabalho, entre os trabalhadores que trabalham por conta própria e os compradores da mesma. No fordismo informal não temos isso.

Embora os dois tem a necessidade de atingir os padrões de produtividade para obter excelência entre o mercado e o cliente.

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1.Os princípios de Ford

A principal característica do Fordismo é a produção em massa.

Podemos observar em grandes montadoras a redução de mão de obra humana e seus movimentos, sendo substituídos por máquinas, robôs e esteiras que apesar de reduzirem muito a mão de obra humana e seus movimentos ainda não substituem o homem apenas facilitam o trabalho e tornam menos repetitivos os seus movimentos fazendo com que o homem produza ainda mais com menos esforços e em menos tempo.

Grandes empresas apostam na teoria de Ford dobrando os salários de seus colaboradores e investindo em beneficio para seus colaboradores e dependentes como por exemplo ajuda ou pagamento integral de cursos profissionalizantes e até faculdade especializando ainda mais a mão de obra de seus colaboradores, afim de manterem seus colaboradores felizes e satisfeitos diminuindo assim a rotatividade nas empresas.....

2.1.2 Princípio de economicidade

consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde".

Exemplo:

Nos dias de hoje podemos exemplificar esse principio de economicidade aos sites de vendas on line .

2.1.3 Princípio da produtividade

Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período ( produtividade ) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção.

Exemplo:

Temos um exemplo facil, pois está contido no dia a dia da maioria da população , são os fast food , "tipo" McDonald's, porém este mesmo pode até mesmo ser cometido nos outros dois princípios anteriores.

2.1.4 Principio de intensificação

Consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rapida colocação do produto no mercado.

2.1.5 O TEMPO É UM DOS FATORES NO FORDISMO

Lembramos que o fordismo é um sistema racional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com