TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS HÁBITOS ALIMENTARES

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Hábitos Alimentares do Universitários

Nomes:                                    RGM:      

Angelica Guaitoli Maximino             17574765

Fernanda da Silva Pereira               17616921

Jéssica Alves da Silva                      17659876

Nayara Silva Santos                         17621062

Paloma Zanini Felipe                        17641474

SÃO PAULO, SP

2018

  1. Introdução

A universidade tem grande impacto na alimentação dos universitários, por fatores: a localização da universidade; a falta de tempo para realizar refeições completas por causa das atividades acadêmicas que influenciam na escolha dos alimentos, levando a substituição da refeições por lanches.

        O tema da pesquisa tem como foco principal a alimentação dos universitários em fast-food. Tem como objetivo identificar e analisar os hábitos alimentares e qualidade de vida, por meio do calculo IMC (Índice de massa corporal), procurando entender as motivações e as razoes de consumo. A pesquisa foi desenvolvida na faculdade Unicid, composta por 100 universitários.

        

  1. Descrição do problema

Tema

A alimentação dos universitários voltada ao fast-food.

Razão da escolha

Descrever o consumo alimentar de uma amostra de estudantes universitários, e poder analisar a qualidade de vida.

Relevância

É importante ressaltar que as pessoas precisam se preocupar com a alimentação, é uma alerta aos universitários que os alimentos de fast food são desprovidos de nutrientes e vitaminas para um bom funcionamento do corpo humano, e contém gorduras e calorias, trazendo mal estar futuro a saúde como: aumento do sedentarismo, obesidade, diabetes entre outros.

Pergunta a ser respondida pelo grupo

O consumo de fast-food tem influencia na qualidade de vida dos universitários?

  1. Amostragem
  1.       População alvo e variáveis

O estudo é voltado a universitários da faculdade Unicid, de alunos entre 17 a 58 anos.

Os dados a serem analisados estão divididos em  quantitativos e qualitativos, sendo quantitativos peso, altura e idade, para a realização do IMC e qualitativos a opinião e a frequência de consumo de fast-food.

  1. Técnica de amostragem adotada

Esta pesquisa foi ordem mista (quali-quantitativa), coletada informações de 100 estudantes (64% sexo feminino e 36% do sexo masculino), de diferentes cursos, com idades entre 17 e 58 anos, e com registro de peso e altura para a elaboração do IMC. A amostragem escolhida foi a estratificada  contendo 10 perguntas, sendo 7 de múltipla escolha e 3 dissertativas, sobre o consumo de fast-food, a frequência de consumo e a preocupação com os valores nutricionais, assim facilitando a coleta final de dados, a desvantagem esta na diferenciações de idade, cursos.

  1. Plano efetivo da coleta

Instrumentos: Pesquisa de campo

Forma: Realizado por meio de questionário com 10 perguntas

Local: Faculdade Unicid

Datas: 05/10 a 10/10

Envolvidos: Alunos da faculdade que consomem fast-food.

  1. Resultados
  1. Pré-teste
  1. Descrição

Foi elaborado um primeiro questionário com 9 perguntas, 2 quantitativas distribuídas em faixa de valores, e 7 qualitativas. Após a primeira aplicação foi acrescentada 1 questão quantitativa sobre a altura do entrevistado sendo as duas descritivas para a elaboração do IMC.

  1. Resultados

Os universitários entrevistados apresentam idade de 17 a 58 anos, sendo a maioria do sexo feminino (64%) e o masculino (36%), distribuídos aleatoriamente em 32 cursos distintos onde sua maioria prevalece, Administração (20%) e Ciências Contábeis.

Ao perguntar se considera uma refeição de fast-food saudável, 57% dos entrevistados responderam que não, mas continuam frequentando, 42% responderam que não consideram e 1% condira uma refeição saudável.

        Quando perguntado se o valor nutricional que será consumido é relevante 69% dizem que não e 31% informaram que sim.

        O preço é um influenciador de consumo pois 58% dos entrevistados afirmaram que o valor do produto é levado em conta.

        Em relação as razões que levam ao consumo de fast-food, apenas 4% consideram o preço acessível como fator de motivação, 40% consideram a rapidez e praticidade como um fator significativo levando em conta a falta de tempo para se dedicar a refeições mais saudáveis. E por fim 56% dos universitários consideram como a razão principal a satisfação em consumir fast-food para agradar o paladar.

        O calculo do índice de massa corporal ( IMC), foi realizado para analisar e comparar o consumo de fast-food com relação a saúde e qualidade de vida do universitário. Após a realização dos cálculos obtemos os seguintes resultados 63% tem peso normal, 22% se encontram acima do peso, 4% estão abaixo do peso e os outros 11% se dividem em Obesidade I, II e III.

        Por mais que a maioria dos estudantes esteja consumindo fast-food com frequência sua saúde ainda está em boa qualidade. Grande parte dos 63% do peso normal se encontram entre jovens que iniciaram sua vida acadêmica frequentemente, a frequência relatada pelos mesmos pode desiquilibrar sua saúde e qualidade de vida ao decorrer dos anos.

  1. Amostragem
  1. Dados gerais

A amostragem ocorreu como planejado, foi feito entrevista com 100 universitários, e foi possível obter respostas de todos. Sendo assim de acordo com os resultados é possível identificar que os universitários preferem ingerir em suas refeições alimentos de fast food mesmo sabendo que não é uma alimentação saudável.

  1. Problemas encontrados

Após a coleta de dados foi possível notar a falta de dados dos entrevistados que não consomem fast-food, excluindo assim uma parcela de universitários entrevistados.

  1. Apresentação das variáveis qualitativas

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com