TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NAS EMPRESAS

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 14

OS IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NAS EMPRESAS

DAYANE SILVA SANTOS

LEONARDO VIEIRA FAGUNDES

SERGIO FRANCO JÚNIOR

JEFERSON DE ARAUJO PEREIRA

TIAGO DIAS VIEIRA

 

Resumo:


Introdução

O presente trabalho mostra um estudo amplo da terceirização avaliando ambos os lados, positivo e negativo, e seus impactos tanto no mundo empresarial para o funcionário CLT de forma individual, quanto para a empresa contratante.

Trata sua importância, por ser cada vez mais utilizada por empresas em todos os setores. Vale ressaltar que a terceirização não é uma disputa de empregado e empregador, a ideia consiste em todos juntarem esforços para o desenvolvimento da empresa, pois na visão capitalista as empresas estão em busca de lucros para manter seu negócio vivo, preservando o empregado e sua mão de obra, sendo de extrema importância para evolução do negócio.

Terceirização é a transferência de atividades meio ou fim, para outras empresas, ou seja, terceirizar a folha de pagamento ou segurança, por exemplo. No início da terceirização e até a pouco tempo as leis obrigavam as empresas a terceirizar somente a sua atividade meio e nunca a final de seu produto. Com a mudança mais recente na lei é possível a terceirização nas atividades meio e fim, cabendo a empresa tomar a decisão das formas e dos setores que irá terceirizar.

Algumas empresas faziam a terceirização fim de forma ilegal há muito tempo, agora conseguiram entrar na lei. Essa lei foi sancionada por conta do campo que a terceirização vem tomando no mundo empresarial, e o Brasil vem adotando muito a ideia. Muitas mudanças ocorrerão no Brasil por conta da terceirização e sua evolução.

A terceirização é uma alternativa usada em várias empresas, que buscam soluções na fabricação de seu produto, ou até mesmo problemas na gestão. Nenhuma empresa é igual a outra, não pelo fato de seu produto ser diferente, mas cada empresa tem sua ética, sua visão, missão e valores, e se comportam de diversas formas no mercado, ou seja, a decisão de terceirizar gira em torno de muitas coisas, tendo empresas que optam por não fazer a terceirização de nenhum setor.

Vale a pena terceirizar? Qual a intenção em terceirizar? São perguntas que podem servir como base para tomar a decisão da terceirização, assim tonando a mesma em uma forma de melhorar a qualidade do serviço para o seu consumidor, aliviando diversas áreas e tendo focos específicos em outras.

Veremos alguns exemplos como a Via Quatro do Metrô de São Paulo e também sobre a General Electric, GE, avaliando se elas tiveram bons resultados com a experiência de terceirizar.

A formação da ideia trará também pesquisas feitas pela consultoria Deloitte trazendo exemplares de funcionários que deixaram de ser funcionários terceirizados e passaram a serem CLT ocupando a mesma função e tiveram um resultado excepcionalmente positivo, utilizaremos também dados estatísticos sobre diversos assuntos como conhecimentos sobre a terceirização e até mesmo sobre quais as cidades que mais utilizam esse método de contratação, problemas em relação com a empresa terceirizada com diversos aspectos como falta de repasse de salário ou até mesmo benefícios não cumpridos

Abordaremos também um pouco sobre os métodos de Outsourcing x Insourcing que viabiliza a organização a buscar uma solução eficiente em seus processos e atividades internas e externas, visando a otimização do desempenho da empresa, sendo assim uma ferramenta de grande importância para uma análise holística por parte do gestor na tomada de decisões.

O grupo se utilizou de pesquisas em livros com bases em estatísticas e terceirização, artigos da revista Exame, fontes virtuais, além de vídeos no Youtube de profissionais expondo suas opiniões, exemplos, além de dar um enfoque sobre o assunto.

( FAZER CITAÇÃO DO LIVRO ULTILIZADO)

Falando um pouco de terceirização na atualidade, com as novas leis (PL) 4.302/1998 aprovadas em março de 2017 as empresas ganham uma série de vantagens, principalmente com a redução de custos, a nova lei quer preservar os direitos do trabalhador e da empresa, antes só era permitido terceirizar atividades que não tinha relação direta com o produto ou serviço da empresa, agora qualquer atividade se enquadra na legislação. Com esse método as empresas reduzem a carga tributária, isentam-se de algumas obrigações, deixam de pagar impostos que viriam junto com uma contratação CLT, um outro ponto relevante na nova lei foi a empresa contratante não ter um vínculo direto com o empregado, deixando os direitos trabalhistas com a responsabilidade da empresa contratada.

Os benefícios para empresa não param, a contratante da terceirização não terá que se preocupar com benefícios para os funcionários já que ficará incumbido a terceirizada, o repasse da atividade para um terceiro poderá aumentar a produtividade e eficiência da empresa além de poder contratar uma empresa especializada, por exemplo, em um setor em que ela não domina. Para o trabalhador é de extrema importância que seus direitos trabalhistas sejam respeitados e não sejam tratados como segunda categoria, já que todo trabalho remunerado é digno, o que para o mesmo talvez seja a única parte boa, considerando que para a empresa será mais benéfico, a que recebera mão de obra especializada e não terão o peso de administrar esses funcionários.

 A maioria das empresas que utilizam a terceirização visam uma área, para assim obter ganhos, no aumento de vendas, economia de recursos, redução nos preços, aumento de capacidade de produção.

As principais vantagens apontadas foram a qualidade dos serviços, menor custo, melhoria no ambiente de trabalho, melhores resultados no conjunto da empresa, a terceirização tem um custo benefício referente a produtividade, pois algumas empresas contratam pessoas terceirizadas pela mão de obra especializada e sabem que aquele profissional vai estar lá para realizar as atividades, e se tiver algum problema terá outro profissional para cobri – lo. Essa solução de poder contar com um serviço aumenta a produtividade, principalmente em indústrias onde se desfalca um setor, os produtos produzidos serão menores, além de ter um controle melhor sobre seus colaboradores devido a diminuição da estrutura.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com