TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Do Sped Nas Organizações Das Empresas

Ensaios: O Impacto Do Sped Nas Organizações Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  7.994 Palavras (32 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO:

A administração pública busca constantemente maneiras mais eficiente de fiscalizar e arrecadar os impostos e o monitoramento das empresas.

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos as empresas brasileiras vêm se adaptando as mudanças contínuas na legislação e na forma de atendimento ao fisco.

Antes as obrigações como ás fiscalizações eram enviadas a administração pública para homologação com isso as empresas despendiam muito tempo e gerando um custo elevado com mão-de-obra, lembrando que todo esse processo era escriturado de forma manual.

O processo de fiscalização era mais lento, e se tornando ineficaz devido ao grande volume de documento gerado.

Diante deste cenário o Governo Federal desenvolveu o projeto Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

O SPED constitui-se em mais um avanço na informação da relação entre o fisco e os contribuintes.

Essa nova informatização do fisco representa a iniciativa da integração e a unificação da administração tributaria nas três esferas governamentais Federal, Estadual e Municipal.

A partir da obrigatoriedade da implantação do projeto SPED, as empresas tiveram mudanças em diversos setores.

Todas essas mudanças foram observadas pelas empresas como elas afetavam os negócios e sua cadeia de valor a qual estavam inseridas, e isso fez com que algumas empresas começassem a tratar essas mudanças de forma relevante e dando uma atenção especial.

Destaca-se ainda que, com o SPED, as organizações estão mais vulneráveis a fiscalização.

Diante destas mudanças surge o impacto nas empresas com a implantação do sistema.

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresarias, mediante fluxo único, computadorizado de informações (DECRETO N° 6.022 DE JANEIRO DE 2007).

Seu foco é na informatização da relação com o fisco e os contribuintes. A legislação os processos e os novos métodos do projeto SPED, trouxeram às empresas e ao Fisco, um Brasil na frente em tecnologia aplicada a obrigações fiscais.

O projeto diminuiu o tempo gasto com validações fiscais, escriturais e conferência de documentos.

Estudos e pesquisas que constaram varias fraudes e perdas no sistema de arrecadação tributária Brasileira, o governo federal resolveu desenvolver um sistema de informação mais ágio e dinâmico, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Portanto este trabalho delimita-se: Aos estudos dos impactos do SPED na organização das empresas.

2. PROBLEMATIZAÇÃO:

O SPED gera impactos não só na contabilidade, mas em diversas áreas, devido ás mudanças nos processos e a variação das atividades desenvolvidas. Uma grande queixa dos empresários é o custo para essa adaptação.

A maior dificuldade enfrentada pelas empresas, e o enquadramento nas normas específicas do sistema, com isso, as empresas têm trabalhado bastante para não ultrapassarem o prazo estipulado.

Outra preocupação são as informações a que o fisco terá acesso, pois poderão originar vários impactos no mundo empresarial, como muitas ou acréscimos na tribulação caso não se enquadrem nas normas específicas do sistema tributário brasileiro.

Portanto com a implantação do sistema várias empresas obrigam o profissional contábil a ampliar seu conhecimento, pois a sua participação será fundamental e a importância da sua profissão será destaca mostrando o novo perfil deste profissional e aumentando o auxilio na tomada de decisão.

Desta forma chegou-se a seguinte situação problema “Quais os impactos do SPED na organização das empresas”

3. JUSTIFICATIVA:

Devido ainda a falta de conhecimento das empresas e profissionais da área contábil surge á necessidade de um conhecimento mais profundo sobre o tema.

Pois, ainda carece de informações aos usuários do sistema, à medida que esse sistema for sendo alimentado por banco de dados corretamente. O SPED se tornara uma realidade inquestionável tanto para o meio contábil, como no meio empresarial e na relação fisco e contribuinte.

Já no meio acadêmico devemos buscar mais conhecimento e criar mecanismos para que esse projeto se torne claro e evidente para o aluno, principalmente, como formador de profissionais contábeis, e consequentemente contribuirão para gestão na empresa.

Por mais que os profissionais tenham informações disponíveis por meio virtual, ainda há várias dúvidas para os contabilistas, tanto sobre o sistema e a forma de gerenciamento do mesmo.

Para NAJASON;SANTOS (2013) a implantação do SPED não trouxe só melhorias, mais também com ele vieram varias mudanças, tanto nas empresas, como nos escritórios contábeis, causando impactos inevitáveis.

Após todas as alterações sofridas as mudanças não acabam, as empresas com o intuito de aperfeiçoar seus mecanismos, vem estudando vários meios de solucionar dúvidas aos usuários da informação no processo de SPED através de cursos, palestras voltadas a esse processo.

Como sabemos o impacto do SPED será sentido em todos os setores da escrituração fiscal e social, o governo elimina formas precárias e burocráticas de controle fiscal e contábil como: os livros fiscais e contábeis passam a ser eletrônicos, e as papeladas que eram levadas para serem carimbadas nas juntas comerciais passam a ser digital.

O SPED é uma importante ferramenta para a gestão já dotada em outros países e que chega ao país que tem alto índice de sonegação.

4. HIPÓTESE

1. A utilização do SPED deverá modernizar as obrigações transmitidas ao governo;

2. A utilização do SPED trará maior riqueza de informações ás empresas;

3. Validar o armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários;

5. OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com